sexta-feira, 23 de agosto de 2013

NOVO FORD Ka

Primeiros flagras do novo Ford Ka no Brasil confirmam projeções

Novo Ka flagra lateral
Desenvolvida na Alemanha com foco nos mercados emergentes, a nova geração do Ford Ka (projeto B562) será produzida no Brasil a partir de março de 2014 – com estreia nas lojas até o começo do segundo semestre, no mais tardar. Até então, porém, a única unidade do modelo flagrada por uma agência internacional rodava pela Europa, gerando dúvidas sobre o cronograma de lançamento do carro por aqui. Pois nesta semana nosso parceiro UOL Carros publicou, em primeira mão, imagens do protótipo desembarcando no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e em testes pelo sul do país.
Novo Ka flagra dianteira
Os flagras foram feitos por leitores do UOL carros  – até as rodas de New Fiesta aro 15″ que usamos em nossas ilustrações estão sendo usadas pelo protótipo do Ka! O fato de estar ao lado do New Fiesta em algumas das fotos facilita a comparação de porte: o Ka será mais curto e alto que o irmão, além de ter linhas menos rebuscadas. É possível observar, pela imagem lateral, que o novo compacto aparenta ter espaço interno mais amplo, especialmente no banco traseiro. Vale lembrar que o Ka terá a missão de atender muitas famílias em busca do primeiro 0 km, e daí a necessidade de mais espaço tanto para os passageiros quanto no porta-malas. Embora não seja muito visível no flagra, a cabine terá desenho semelhante ao da dupla New Fiesta/EcosSport, assim como deve compartilhar alguns componentes internos.
Ford-Ka-2014-frente-620x333
A dianteira seguirá a atual tendência de estilo da Ford, com faróis espichados e a grade “bocão”, lembrando o conceito do novo Escort apresentado na China. Os faróis de neblina ficam em nichos bem específicos no para-choque, enquanto as laterais são marcadas por um forte vinco na altura das maçanetas. Os retrovisores se assemelham aos do VW Gol, ao passo que a inclinação acentuada da porta traseira remete ao Chevrolet Onix. Essa inclinação existe pelo fato de a futura versão sedã do Ka usar a mesma porta, por questões de custo (assim como fazem Onix e Prisma). Por fim, a traseira volta a fazer referência ao Gol, tanto pelo formato da tampa quanto pelo discreto aerofólio. O vidro traseiro tem um recorte acima das lanternas, algo que não aparecia em nossa projeção. Já as lanternas têm disposição parecida com as do VW, mas serão mais esticadas para as laterais. Ao contrário do New Fiesta, no Ka as lanternas são sobem pelas colunas. A placa fica no para-choque.
Novo Ka flagra traseira
Seguindo a onda dos três cilindros inaugurada no Brasil pelo Kia Picanto, e depois seguida pelo Hyundai HB20 e agora pelo VW Fox, o novo Ka será responsável por estrear o motor 1.0 tricilíndrico da Ford por aqui. Trata-se de uma versão simplificada do 1.0 Ecoboost, sem turbo e injeção direta – afinal o novo hatch será um carro de entrada e, portanto, terá de ser barato. Mas nem por isso o propulsor deixará de ser moderno, trazendo bloco de alumínio, quatro válvulas por cilindro (12V no total) e sistema de aquecimento do etanol, para dispensar o tanquinho extra de gasolina para a partida a frio. Fala-se em potência na casa dos 80 cv. Além do novo “mil”, o compacto terá opção do motor Sigma 1.5 16V (111 cv), emprestado do New Fiesta, nas versões mais caras. O câmbio será sempre manual de cinco marchas. A transmissão automatizada Powershift não está nos planos, ao menos inicialmente.
Ford-Ka-2014-traseira-620x333
O modelo será fabricado em Camaçari (BA), com plataforma compartilhada pelo New Fiesta e EcoSport. Com a chegada dele, o Ka atual deixa de ser produzido, mas o Fiesta Rocam segue em linha por mais algum tempo com preço reposicionado e apenas versão hatch 1.0, como modelo de entrada da Ford. A ideia é que o novo Ka atue na faixa de R$ 30 mil a R$ 40 mil, ocupando o lugar que era do Rocam tanto na configuração hatch quanto na sedã. Diferente do Ka original, desta vez uma versão de duas portas pode nem existir.
informações retiradas de carplace carros uol.

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