quinta-feira, 29 de maio de 2014

Volkswagen up! 1.0 é mais potente que Uno Sporting 1.4

A revista Fullpower já testou em dinamômetro dois modelos de entrada do mercado brasileiro, o Volkswagen up!, com motor três cilindros 1.0, e o Fiat Uno Sporting, que adota um propulsor quatro cilindros 1.4.
Fiat Uno x Volkswagen up! - potência

Ambos os carros apresentaram no dinamômetro mais potência do que o divulgado, mas a diferença do up! foi bem maior, fazendo-o superar o Fiat.
O motor 1.4 do Fiat Uno Sporting , quando abastecido com gasolina, tem potência divulgada de 85 cavalos e torque de 12.4 Kgfm, mas, em dinamômetro chegou a 86,6 cavalos e torque de 11.9 Kgfm. Com ar-condicionado ligado chegou a 74,8 cavalos e 10,5 Kgfm de torque.
Já o Volkswagen up!, que tem potência divulgada de 82 cavalos e torque de 10.4 Kgfm, registrou em dinamômetro 88.3 cavalos e torque de 9.6 Kgfm. Com ar-condicionado ligado a perda do VW foi menor, caindo para 83,6 cavalos e torque de 9,6 Kgfm.

Fiat Uno Sporting 1.4 x Volkswagen up! 1.0 - [Ar-Condicionado desligado)

Fiat Uno Sporting x Volkswagen up! - Potência

Fiat Uno Sporting 1.4 x Volkswagen up! 1.0 - [Ar-Condicionado ligado)

VW up! x Fiat Uno Sporting - Potência e torque - ar cond. ligado

É importante considerar que o Fiat Uno Sporting foi testado com gasolina, enquanto o Up! com etanol (que aumenta a potência do motor). Apesar disso não deixa de ser surpreendente que o motor 1.0 de três cilindros do Volkswagen se mostre mais potente que o 1.4 quatro cilindros da Fiat.

Fiat Uno Sporting 1.4 - interior - painel
Fiat Uno Sporting 1.4 - interior - painel
Além disso, o Volkswagen up! mostrou-se muito menos perda de potência com o ar-condicionado ligado (situação mais comum de uso), situação no qual seu motor apresentou quase 9 cavalos a mais de potência que o 1.4 do Uno.

Volkswagen up! - interior - painel
Volkswagen up! - interior - painel
Conclusão

Volkswagen up! - High-up! - vermelho

O resultado obtido no dinamômetro da Fullpower converge com as impressões que registramos com o up! ao longo de nossos testes e avaliações de longa duração nos quais o up! apresenta uma performance muito superior à de um carro 1.0, parecendo dispor de um motor com cilindrada entre 1.4 e 1.6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário