quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Projeto Raptur: Renault desenvolve picape média com base na nova Frontier

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O interesse da Renault no lucrativo segmento de caminhonetes promete ir além da versão picape do Duster que chega ao mercado no ano que vem. Conforme aponta o site Argentina Autoblog, a gigante francesa, em colaboração com a parceira Nissan, trabalha arduamente no desenvolvimento de uma inédita picape de porte médio. O modelo (cujo projeto foi batizado de Raptur) vem sendo considerado pela marca desde o anúncio dos planos globais, no ano passado, e será baseado na plataforma da nova geração da Frontier.
Frontier Navara
Inexperiente no segmento, a Renault aproveitará todo o know-how da Nissan para projetar a picape. Conforme aponta o site argentino, a arquitetura mecânica da Frontier, de forma integral, será aproveitada no desenvolvimento da Raptur. Chassi, conjunto de suspensão, sistema de tração 4×4, motores, transmissões… Tudo virá da japonesa. Estima-se algo em torno de 1.030 quilos de capacidade de carga e 5,32 metros de comprimento – medidas que a colocam em paridade com a Ford Ranger, por exemplo.
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Se na mecânica a Raptur será gêmea da Frontier, no visual ambas não terão qualquer semelhança. O design, tanto exterior quanto interior, será tocado exclusivamente pela própria Renault em seu estúdio sediado na França. Fontes internas garantem que uma das preocupações da marca é garantir um toque esportivo às linhas da picape e apostar alto em modernidade e conforto no cabine – raciocínio bastante natural levando em conta os novos caminhos que o segmento está tomando. “Tecnologia será o diferencial”, afirma.
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O local de produção do modelo, no entanto, ainda é uma incógnita. Partindo do princípio que a base mecânica será a Frontier, o natural seria que a fabricação fosse concentrada em São José dos Pinhais, onde a atual japonesa é produzida e a nova geração já foi praticamente confirmada. Por outro lado, a montagem na Argentina, onde já são feitas Hilux, Ranger e Amarok, também não está descartada. O Brasil, além da Frontier, concentra a produção da S10 e da L200 Triton

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