A Volvo Cars do Brasil lançou, semana passada, uma nova linha de motores e um novo câmbio de 8 marchas para os modelos S60, V60 e XC60 da linha T5. Chamados “Drive-E”, os novos motores são mais leves, compactos e eficientes que os atuais.
À guisa de exemplo, o novo motor 2.0 turbo é 23kg mais leve e compacto que o antecessor, e traz mais potência e torque, com 245 cv de potência a 5.500 rpm e 35,7 mkgf de torque entre 1.500 rpm e 4.800 rpm. Também é até 27% mais econômico, fazendo 11,1 km/l na estrada e até 8,0 km/l na cidade (8,7 km/l e 6,9 km/l no anterior), respectivamente.
O lançamento traz ainda a função Eco+, que pode melhorar em até 5% a economia de combustível,pois otimiza os momentos de troca de marcha e as respostas do acelerador. Além disso, economiza energia cinética, pois a transmissão é desacoplada em velocidades acima dos 65 km/h em condições onde o condutor não esteja utilizando o acelerador, por exemplo, em trechos de descida de serra, fazendo com que a rotação fique em regime de marcha-lenta, uma função semelhante a roda livre usada nos modelos VW e Audi.
O novo motor T5 Drive-E pertence a uma família de motores que aproveita o mesmo bloco (com pequenas diferenças na versão diesel), virabrequim, cárter, bomba de óleo e agregados (compressor do ar-condicionado) para diferentes configurações em gasolina ou diesel. Em outros mercados, esse mesmo conjunto pode ser um motor diesel de 181 cavalos de potência ou com turbo e compressor, à gasolina, com 306 cv de potência.
Nova transmissão de oito velocidades
O novo câmbio automático de 8 marchas contribui para a economia de consumo e melhoria do desempenho, se comparada com a antiga transmissão automatizada de dupla embreagem, antes usada nos modelos T5 da linha 60. Esse câmbio também traz um novo controle de tração otimizado, que melhora a aceleração de 0 a 100 km/h, por permitir um leve destracionamento no momento da largada. É combinado com o sistema de Controle de Largada, inédito nos modelos da Volvo.
Usando o novo conjunto mecânico, o XC60 T5 Drive-E acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, contra os 8,1 segundos do modelo anterior. Neste modelo, haverá redução de consumo de 27% na estrada e 16% na cidade.
Versões
O novo motor T5 Drive-E irá equipar as versões T5 dos modelos da linha 60: S60 T5 R-Design, V60 T5 R-Design, XC60 T5 Dynamic e XC60 T5 R-Design. As versões T6 da linha 60 permanecem com o motor 3.0 Turbo de 304 cv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário