terça-feira, 11 de março de 2014

Novo corolla no Brasil 2015

A Toyota lança no mercado brasileiro o Novo Corolla, veículo mais vendido na história da indústria automobilística mundial. São mais de 40 milhões de unidades comercializadas nos cinco continentes, desde 1966, ano do lançamento de sua primeira geração.


O Novo Corolla chega para estabelecer um patamar inédito no segmento de

sedãs médios do Brasil, por reunir qualidade construtiva única, design elegante

e moderno, powertrain de última geração, que garante desempenho superior,



pacote de equipamentos de conveniência exclusivo, amplo espaço interno e

itens de segurança que excedem os parâmetros encontrados em veículos da

mesma categoria. Tudo isto reforçado pelo alto padrão Toyota de Qualidade,

Durabilidade e Confiabilidade.

Com o início das vendas programado para 14 de março, o Novo Corolla tem

como missão manter o posicionamento de liderança entre os sedãs médios no

mercado nacional, e surpreender os seus admiradores. Além disso, o modelo

reúne atributos que certamente atrairão novos clientes, mais jovens, que

buscam requinte e conforto, sem abrir mão de desempenho e tecnologia.

No Brasil, o Novo Corolla continuará a escrever sua trajetória de sucesso, que

tem origem no início dos anos 1990, quando o modelo chegou ao País por

meio de importações. Posteriormente, em 1998, o sedã passou a ser produzido

na planta da Toyota de Indaiatuba (SP), consolidando o ciclo vitorioso junto ao

público brasileiro. O Corolla liderou o seu segmento em sete dos últimos dez

anos.

São quatro as versões do Novo Corolla: GLi 1.8L com transmissão manual de

seis velocidades; GLi 1.8L com transmissão automática Multi-Drive, que simula

sete velocidades no modo Drive e no modo sequencial, por meio de trocas na

alavanca de transmissão; e XEi e Altis, ambos 2.0L e equipados com

transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades no modo

Drive e ainda oferece ao motorista trocas de marchas manuais no modo

sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas

localizadas atrás do volante.
 
2. QUALIDADE CONSTRUTIVA, ESPAÇO INTERNO E DIMENSÕES
 
A superioridade do Novo Corolla tem início em sua qualidade construtiva. A

começar pela carroceria, que está mais rígida em comparação com a geração

anterior, devido à utilização de aços de alta resistência à tensão e aos diversos

reforços estruturais implementados.
Também houve melhoria na relação de direção, que ficou 8% mais direta, bem

como o posicionamento do volante, reduzido em dois graus – para um ângulo

que privilegia esportividade e conforto.

A calibragem da suspensão (MacPherson no eixo dianteiro e com barra de

torção no eixo traseiro) do Novo Corolla foi totalmente realizada pela

engenharia da Toyota do Brasil, resultando em um balanço perfeito entre

conforto e esportividade.

Outra revolução diz respeito ao espaço interno. O modelo oferece 2,7 metros

de entre-eixos, 10 centímetros a mais do que a geração anterior. Também

foram adotados bancos dianteiros mais finos. O desenho do Novo Corolla

possibilitou, ainda, a realocação das caixas de rodas para as extremidades da

carroceria, proporcionando mais comodidade a todos os ocupantes. São 7,5

centímetros adicionais entre a base do banco traseiro e o encosto do banco

dianteiro.

O espaço para os joelhos dos passageiros que viajam na parte traseira do

veículo totaliza 70,6 centímetros, o que significa aumento de 8,5 cm em relação

ao Corolla anterior. Já o espaço para os pés, beneficiado pelo assoalho traseiro

de desenho totalmente plano, cresceu 9,2 centímetros.

Os bancos receberam espumas de revestimento mais densas e tiveram

aumentadas as abas laterais, acomodando de maneira mais ergonômica o

corpo dos ocupantes. Também houve melhora no ajuste de altura do banco,

deslocando-se verticalmente de 4,5 cm para 6 cm. Já o ajuste de profundidade

foi ampliado de 24 cm para 26 cm.

Para incrementar ainda mais o espaço para o motorista, o conjunto dos pedais

foi deslocado em 1 cm para frente.

Com relação às dimensões gerais, o Novo Corolla possui as seguintes

medidas:
 
4,62 metros de comprimento (+ 8 cm, comparado à geração anterior);

1,775 metro de largura (+ 15 cm, comparado à geração anterior);

1,475 metro de altura (- 0,5 cm, comparado à geração anterior).



O nível de ruído interno foi trabalhado para privilegiar o silêncio a bordo.

Mantas acústicas estão espalhadas por diversos pontos da carroceria, isolando

os passageiros. Também foi adotado um carpete com tratamento especial no

assoalho. A 100 km/h, o Novo Corolla gera 63.8 decibéis, contra 66.6 decibéis

registrados pela geração anterior.
 
3. DESIGN EXTERIOR
 

O design do Novo Corolla é baseado em dois conceitos: Keen Look e Under

Priority. O Keen Look reflete a nova identidade visual dos veículos Toyota e é



uma expressão inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes
de uma competição. Dianteira, traseira e lateral mesclam formas côncavas e

convexas, criando um desenho elegante e arrojado.
 
O Under Priority, por sua vez, tem como característica o posicionamento mais



baixo da grade frontal, garantindo melhor eficiência aerodinâmica e maior nível

de proteção aos pedestres, em caso de acidentes. Os dois conceitos juntos

fazem do Novo Corolla um carro de presença marcante.

Na dianteira, destaca-se o amplo conjunto de faróis que se une de forma

integrada aos para-lamas. O desenho do capô é elevado e possui vincos

acentuados no centro e nas laterais. A grade frontal é formada por três filetes

que invadem a lente de policarbonato dos faróis. Este efeito se torna ainda

mais interessante na versão topo de linha Altis, equipada com jogo de luzes

auxiliares em LED.

Na parte traseira, o Novo Corolla também segue a tendência mundial da Toyota.

As formas da carroceria e da tampa do porta-malas se unem às laterais e às

lanternas para criar um visual elegante. Além disso, os defletores de luz,

posicionados nas partes inferiores da carroceria, proporcionam a sensação de

um centro de gravidade mais baixo.

Com linhas projetadas em um sentido único, a lateral do Novo Corolla mescla
 
de forma mais enfática as formas côncavas e convexas expressadas pelo Keen

Look, complementando de forma harmônica seu design. Destaque para o estilo



arrojado dos retrovisores que integram luz de seta, para o desenho dos

puxadores das portas e das rodas de 16 polegadas, que são diferentes nas

versões XEi e GLi, em relação à linha Altis.
 
4. DESIGN INTERIOR
 
 
O interior do Novo Corolla foi projetado para unir conforto, sofisticação e

funcionalidade por meio de formas claras e ousadas.

Em todas as versões, o painel dianteiro foi desenvolvido em um tema horizontal,

ampliando a sensação de espaço aos ocupantes. As zonas de informação

(instrumentos) e operação (Áudio/Multimídia e controles do ar-condicionado)

estão posicionadas de forma intuitiva.

Desde a versão de entrada GLi, o acabamento interno é primoroso. Esta

versão tem interior predominante em tons escuros e painel com acabamento do

tipo Total Black. Os materiais dos revestimentos das portas e o tecido dos

bancos são de alta qualidade e transmitem toda a sofisticação do modelo.

A versão XEi traz banco, volante, painel das portas e manopla de câmbio com

revestimento padrão couro, na cor cinza. Agrega adorno em prata, que se

estende por todo o painel central e está presente no volante. Diferente da

versão de entrada GLi, na qual há presença de materiais de acabamento Total

Black, nesta, os mesmos detalhes são em padrão fibra de carbono.
 
A versão topo de linha Altis apresenta revestimento padrão couro, na cor bege,

e detalhes em padrão madeira escura no painel central, portas e na manopla

de câmbio.

As duas versões, XEi e Altis, também possuem detalhes cromados nos

puxadores das portas e nos difusores do ar-condicionado.

Dois tipos de painel de instrumentos estão disponíveis no Novo Corolla. Na

versão GLi, a zona de informação é composta por um grande círculo central

que indica a velocidade, ladeado por dois círculos menores, sendo o da

esquerda o conta-giros e o da direita o indicador de combustível e temperatura.
 
Um display de cristal líquido, localizado abaixo do mostrador de velocidade



reúne as informações do computador de bordo.

Na zona de operação do Novo Corolla GLi, os comandos do ar-condicionado
 
são manuais e há um moderno sistema de som, com conexão Bluetooth® e



entradas auxiliares tipo USB, para iPod® e similares.

Nas versões XEi e Altis, o painel de instrumentos mostra dois grandes círculos

em suas extremidades: o do lado esquerdo reúne o conta-giros e o termômetro

do motor, o direito engloba o velocímetro e o indicador de combustível. Ao
 
centro, está presente uma tela display ao estilo TFT (semelhante aos modelos



da Lexus), na qual são exibidas diversas informações sobre a condução, em

projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo simulada pela

transmissão Multi-Drive.

A zona de operação da XEi e Altis é equipada com uma grande tela de

Multimídia de 6.1 polegadas, que reúne todas as demais informações do carro,

incluindo os dados do computador de bordo. Nessas configurações, o controle

do ar-condicionado é digital.
 
Outro item que transmite sensação de exclusividade é a iluminação clear blue,



comum a todas as versões, para os indicadores de velocidade e rotação do

motor no painel de instrumentos, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado,

quando o farol está acionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme

a preferência do motorista.
 
5. LISTA DE EQUIPAMENTOS
 

A Toyota recheou o Novo Corolla com uma lista de itens de conforto e

conveniência ampla, desde a versão de entrada GLi, que vem equipada com

direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado com controle manual,

chave do tipo canivete, com comandos do alarme integrados, múltiplos portaobjetos

nas portas e no console central, computador de bordo com seis funções

(consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade

média, tempo de percorrido, controle de iluminação do painel e temperatura

externa), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade,

hodômetro e relógio digital, sistema de som com conectividade USB para
 
iPod® e similares e dispositivo Bluetooth®, farol de neblina, vidros e
O pacote do Novo Corolla XEi traz diferenças substanciais em relação à versão

de entrada. Neste modelo, o ar-condicionado é automático digital, o

computador de bordo exibe a velocidade instantânea em formato digital –

agregando mais uma funcionalidade ao equipamento –, e o acionamento dos

vidros elétricos por um toque está disponível nas quatro portas. Além disso, o

Novo Corolla XEi adiciona itens como bancos traseiros bipartidos (60/40), com

descanso de braço central e porta-copos, controle de velocidade de cruzeiro e

retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

Também está disponível, a partir da versão XEi, um novo sistema Multimídia,

com tela de 6.1 polegadas, com todas as funções do áudio, dispositivo de

navegação, câmera de ré, conexões USB para iPod® e similares e dispositivo
 
Bluetooth®. O aparelho traz como novidade um sistema que reproduz DVD e



capta sinal de TV Digital.

A versão topo de linha Altis é ainda mais completa, acrescentando luzes
 
auxiliares em LED, sistema smart entry, sistema de partida sem chave tipo

Start Button, ajuste elétrico para o banco do motorista, retrovisores externos



eletrorretráteis e acendimento automático dos faróis, entre outros.
 
6. SEGURANÇA
 
 

O Novo Corolla vai se tornar referência também em equipamentos de

segurança. Além da carroceria com deformação programada e do desenho

frontal projetado para minimizar os danos a pedestres em caso de acidentes,
 
componentes de sua construção, o modelo traz, de série, cinco airbags nas

versões GLi e XEi (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e um de

joelho para o motorista), sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis

nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h,

cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força e freios ABS com

distribuição eletrônica de frenagem.

Além dos itens presentes nas versões de entrada e intermediária, o Novo
 
Corolla Altis agrega mais dois airbags, do tipo cortina, totalizando sete bolsas



de proteção.
 
7. MOTOR
 

O Novo Corolla conta com dois tipos de motorização:
 
- 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 139 cv a 6.000



rpm, quando abastecido com gasolina; e 144 cv, também a 6.000 giros, com

etanol. O torque máximo nesta configuração é de 17,7 kgfm (com gasolina) e

18,4 kgfm (com etanol), sempre a 4.200 rpm.
 
- 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 143 cv de potência



a 5.600 rpm, quando abastecido com gasolina, e 154 cv de potência a 5.800

giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 19,4 kgfm a 4.000

rotações (com gasolina) e 20,3 kgfm a 4.800 giros (com etanol).
 
SEGUE ABAIXO OS VALORES :
 
Veja a tabela de preços do Novo Corolla:

1.8L GLi Manual – R$ 66.570,00,00

1.8L GLi Multi-Drive – R$ 69.990,00

2.0L XEi Multi-Drive S – R$ 79.990,00

2.0L Altis Multi Drive S – R$ 92.900,00
 




 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário