O preço chama a atenção: um Audi A3 Sedan por menos de R$ 100 mil? Na verdade, menos de R$ 95 mil. Mas a principal pergunta: você compraria um sedã médio equipado com motor 1.4 de 122 cv? Se fosse um modelo de uma marca generalista, o preço e a potência seriam dois motivos para nem se pensar nesta possibilidade. Mas estamos falando de um carro produzido na Europa por uma marca premium que é referência em downsizing. Quer mais um argumento para dar atenção ao A3 Sedan 1.4? No Brasil, todos os modelos da Audi aceleram de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Quer saber mais? Então confira nossas impressões ao dirigir.
O QUE É?Oferecida por R$ 94.700, a versão de entrada do A3 Sedan tem como principal novidade o motor 1.4 TFSI de 122 cv de potência e torque de 20 kgfm disponíveis entre 1.500 e 4.000 rpm – ligeiramente diferente do propulsor presente no A1. A única transmissão disponível por aqui é a S-Tronic de dupla embreagem de sete velocidades com modo Sport. O visual externo é praticamente o mesmo da versão 1.8, com exceção das rodas de liga mais modestas, aro 16″, calçadas com pneus 205/55 R16.
Com o modelo, a Audi aposta na tecnologia mecânica para conquistar consumidores que prezam mais pela condução do pelos mimos. Ainda assim, a lista de itens de série continua extensa, trazendo equipamentos como direção elétrica indexada à velocidade com amortecimento de torque capaz de compensar/corrigir automaticamente ventos laterais ou pista com desnível, ar-condicionado digital dual zone, freio de estacionamento eletrônico, controle de tração, controle de estabilidade com vetorização de torque, freios ABS com EBD, seis airbags, sistema start-stop, faróis bi-xênonio com ajuste automático de altura e lanternas traseiras de LED.
O acabamento interno permanece de alta qualidade, notável pela precisão dos encaixes na cabine e pelos materiais utilizados. Por outro lado, esse A3 traz bancos revestidos de tecido e um sistema de som mais simples. Embora tenha oito alto-falantes e potência de 80 Watts, não dispõe de conexão Bluetooth ou multimídia (como SD/USB ou iPod). Segundo executivos da Audi, clínicas mostraram que alguns consumidores preferem pagar menos pela “máquina” e não sentem falta de tais itens.
Para os que sentirem falta, a Audi oferece o A3 Sedan 1.4 Attraction. Por R$ 99.900, o sedã traz o Audi Sound System (adiciona um amplificador que eleva a potência para 180 watts e mais um subwoofer central), Audi Music Interface (entrada SD Card e conexão iPod/iPhone ou USB via cabo), Bluetooth e volante multifuncionalem couro e com shift-paddles.
COMO ANDA?Sedã médio com 122 cv? Confesso que a minha expectativa era por um desempenho tímido. Ajusto o banco manualmente, os retrovisores elétricos e a altura e profundidade do volante. A posição de dirigir e o volante com ótima pegada me agradam. O interior, como já havia dito no A3 Sportback, parece simples, mas com o tempo você entende o conceito e a racionalidade de ter menos botões. A ergonomia geral é perfeita, inclusive para ajustar o fluxo das saídas de ar tipo turbina. Ligo o carro girando a chave (não há botão partida nesta versão), acelero por poucos metros e já noto: a saída é boa. Três pessoas, ar-condicionado ligado e o sedã se mostra ágil nas arrancadas para aproveitar uma brecha do trânsito paulistano. Logo as demais virtudes do modelo vão surgindo: suspensão confortável, rodar silencioso, direção elétrica precisa e excelente visibilidade.
Na rodovia, nem é preciso acelerar muito para ganhar velocidade. A sensação durante todo o trajeto é de que o carro parece ter mais potência. Segundo a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,4 segundos, uma bela marca para meros 122 cavalos. Contribui também para este desempenho o (baixo) peso de 1.215 kg, resultado do uso do alumínio em algumas partes da carroceria. Graças também à sua aerodinâmica eficiente (Cx de 0,29), o nível de ruído é baixíssimo.
Com o carro cheio, a única consideração a fazer seria numa ultrapassagem em subida, mas graças ao bom torque isso é feito com tranquilidade, reduzindo as marchas. Na estrada, a velocidade de cruzeiro pode ser bem acima dos 120 km/h legais, dada a segurança que o A3 transmite ao condutor. A suspensão consegue oferecer conforto e ainda assim deixar o sedã muito estável. Mesmo entrando forte em curvas, o sedã mantém a rota firme, sem necessidade de atuação do controle de estabilidade. Apesar de não ter o Audi Drive Select, que permite escolher os modos de condução, o A3 Sedan 1.4 se mostrou bem econômico. Rodando em trânsito congestionado na cidade e com o pé pesado na estrada, o computador de bordo indicava média de 14,2 km/litro ao fim do test-drive.
Andar no A3 1.4 também me levou à comparação direta com o Golf 1.4 TSI DSG. Afinal, este conjunto mecânico é basicamente o mesmo do hatch da VW. Mas ele deixaria a desejar por conta dos 18 cv e 5 kgfm a menos. De acordo com a engenharia da Audi, apesar do câmbio ser o mesmo, cada marca (mesmo sendo do mesmo grupo) aplica programações específicas. No caso do A3, a transmissão tem nove programas que são aplicados de acordo com a interpretação do tipo de condução. O resultado são trocas ainda mais suaves que no Golf. As respostas também parecem ser ainda mais rápidas. Sobre a potência, só é possível notar a diferença de uma forma mais contundente quando se exige mais do motor para uma ultrapassagem. Comparado a qualquer outro concorrente médio nacional, o conjunto do A3 Sedan 1.4 oferece mais agilidade e prazer na condução.
QUANTO CUSTA?O visual agrada, a tecnologia também, e o desempenho surpreende. O preço para andar de sedã médio premium é de R$ 94.700. Sim, faltam mimos nesta versão de entrada, como Bluetooth, bancos de couro e até faróis de neblina. Mas, além do conjunto mecânico e plataforma modernos, leva-se a qualidade de construção, com solda a laser, os aços de alta tensão e a precisão do acabamento. Há também o 1.4 Attraction por R$ 99.900, que adiciona as borboletas e o som potente com mais conexões. Apesar da falta do GPS, esta versão atende com sobras a qualquer consumidor de sedã médio das marcas nacionais. E se quiser “corrigir” estes detalhes, há opcionais como teto-solar elétrico, bancos de couro e sensor de estacionamento, por R$ 10.000. Para ter o navegador GPS é necessário adicionar o o Rádio MMI Plus com sistema de navegação, por R$ 9.900. Bom, mas aí o A3 Sedan volta a ter preço premium.
O veredicto? O novo Audi mostra que potência não é documento se aliado a um projeto moderno, com construção caprichada e apoio tecnológico. Resumindo, o A3 Sedan 1.4 me surpreendeu pelo desempenho, eficiência e prazer ao dirigir. Como já disse, é mais carro que muito nacional do mesmo segmento. Mas isso é assunto para uma outra reportagem…
Por Fábio Trindade
Fotos Divulgação
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Ficha Técnica: Audi A3 Sedan 1.4 TFSI 2015
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm³, turbo, injeção direta, gasolina; Potência: 122 cv de 5.000 rpm a 6.000 rpm; Torque: 20 kgfm entre 1.400 e 4.000 rpm;Transmissão: câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira; Freios: discos nas quatro rodas com ABS e EBD; Peso: 1.215 kg;Capacidades: porta-malas 425 litros, tanque 50 litros; Dimensões: comprimento 4.456 mm, largura 1.796 mm, altura 1.416 mm, entre-eixos 2.637 mm
Fonte: Carplace
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