domingo, 7 de abril de 2013

BMW X4

Sabia-se desde o ano passado, através de palavras de Norbert Reithofer, CEO da BMW, que a marca de Munique iria lançar no mercado um modelo acima do X3 e abaixo do X5/X6 e que se chama, naturalmente, X4. Estas imagens, surgidas na internet, são oficiais e mostram que a BMW seguiu a mesma receita do X5 e do X6, ou seja, o X3 é mais “off roader” o X4 é mais coupé, misturando as duas tendências. Como habitualmente, a BMW irá mostrar um Concept X4, este das imagens, já muito próximo da versão de série.

A BMW divulgou já, oficialmente, as fotos do X4 Concept, um carro influenciado em matéria de estilo pelo X6, partilhando a mesma base em termos de silhueta e proporções. Amplas cavas das rodas, a frente massiva e uma linha de tejadiljo descendente, são alguns dos pormenores partilhados.
Foi Karim Habib, responsável pelo estilo da BMW, quem supervisionou o desenho do X4, sendo o objetivo conciliar a elegância de um coupé com a força de um fora de estrada. E segundo aquele responsável, este será o estilo a decalcar para o futuro da gama X da BMW.
Claro que nem todos os pormenores vão chegar ao carro de estrada, como os para-choques frente e trás, espelhos exteriores e puxadores das portas. As portas traseiras deverão receber um quarto vidro como sucede no X6 e o interior será diferente daquele que será revelado no Salão de Xangai.
O sucesso do X6 (!) foi o motivo para a BMW dar luz verde à produção do X4. O novo modelo tem um comprimento de 4648 mm (menos 227 mm que o X6), tem 1622 mm de altura (menos 68 mm) e 1915 mm de largura (menos 70 mm), com uma distancia entre eixos de 2810 mm, a mesma do X3, modelo com que partilhará a linha de montagem de Spartanburg, nos EUA. As vias serão mais largas que as do X3, apenas por uma questão visual, fornecendo assim uma postura mais atlética.
O X4 tem quatro lugares com o banco traseiro dividido em duas partes através de uma consola central, sendo opcional a versão de cinco lugares. A bagageira terá uma capacidade próxima dos 500 litros, 50 menos que no X3. O habitáculo ainda não foi revelado, mas algumas fontes no interior da BMW dizem que é fortemente influenciado pelo X3, o que se justifica para conter custos e baixar o preço final.
No que toca aos motores, o protótipo não possui nenhuma cadeia cinemática, mas a versão de série terá uma gama de motores de quatro e seis cilindros a gasolina ou diesel combinados com caixa manual de seis e automática de oito velocidades. A gama X4 irá espelhar a gama de motores do X3, que será remodelado em 2014.
Uma versão híbrida Plug-In será oferecida, funcionando com o sistema disponível no ActiveHybrid 3, ou seja, um bloco a gasolina de 3.0 litros com 305 CV e um motor elétrico com 56 CV.
Com as vendas dos modelos X a serem responsáveis por um em cada quatro modelos vendidos pela BMW, a marca bávara tem grande expectativas para o X4, acreditando alguns responsáveis da marca que possa superar largamente as cerca de 50 mil unidades vendidas do X6. Depois do X4, o quarto modelo com aspeto SUV da gama BMW, rumores indicam que o X2 estará já a caminho, sendo revelado em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário