quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Novo chevrolet TRACKER VS Novo Ford ECOSPORT

A Chevrolet do Brasil lançou recentemente o seu SUV compacto Tracker - carro que chega com a missão de posicionar a montadora norte-americana no segmento inaugurado, e dominado, por sua conterrânea Ford, com o EcoSport. As intenções da GM ficam evidentes no preço de R$ 72.950 reais do Tracker LTZ Automático (o único oferecido atualmente) - mais barato que o Ford EcoSport Titanium 2.0 PowerShift, que tem preço inicial de R$ 75.075 reais.



Chevrolet Tracker x Ford EcoSport - comparativo



Em termos de equipamentos, ambos são bastante equivalentes, com oferta de direção assistida (elétrica no EcoSport), ar-condicionado (manual no Tracker, e automático no EcoSoport), chave com telecomando, bancos em couro, vidros - travas - retrovisores elétricos. O Tracker tem o sistema MyLink com câmera traseira e conta com transmissão automática de seis marchas.


Chevrolet Tracker x Ford EcoSport - comparativo



O EcoSport conta com sistema de partida sem chave e sua transmissão PowerShift automatizada de dupla embreagem oferece quase a mesma suavidade de funcionamento de uma caixa automática convencional, sem, porém, incorrer em perdas de desempenho - característica das caixas com conversor de torque.



Chevrolet Tracker x Ford EcoSport - comparativo



Interior

O acabamento interno se mostra superior no modelo da Chevrolet. A imagem abaixo é da EcoSport 2.0 PowerShift SE. Entretanto, o modelo Titanium (que é o que compete com o Tracker) adota materiais de melhor qualidade.




Abaixo temos o interior do Tracker LTZ.


Chevrolet Tracker LTZ Automática - interior

Desempenho



O modelo da Ford conta com um motor 2.0 Duratec Flex de 147 cavalos @ 6.250 RPM e torque máximo de 19,3 Kgfm @ 4.250 RPM, contra um 1.8 Flex de 140 cavalos @ 6.300 RPM e 18,9 Kgfm de torque. O EcoSport tem um motor mais forte e seu câmbio impõe perdas menores ao conjunto, o que resulta em um carro mais ágil como fica evidenciado pela superioridade em termos de performance exibida pelo modelo da Ford, mostrado no quadro comparativo abaixo.




Chevrolet Tracker x Ford EcoSport - comparativo - desempenho



O Ford EcoSport 2.0 Powershift é mais rápido tanto na aceleração de 0 a 100 Km/h quanto nas retomadas de velocidade.




Consumo




Mesmo com melhor desempenho, o Ford EcoSport é mais econômico.




Chevrolet Tracker x Ford EcoSport - comparativo - consumo



Como se pode observar, em estrada, com etanol, o modelo da Ford atingiu 10,4 Km/l nas medições da Revista Quatro Rodas, enquanto o Chevrolet ficou nos 9,2 Km/l, o que mostra que o Tracker é 12% mais gastador de combustível.  Em cidade a diferença foi ainda maior, com 7.9 Km/l para o EcoSport enquanto o Tracker parou nos 6.4 Km/l - 19% a menos.



Silêncio interno



O Chevrolet Tracker é montado no México para atender o mercado americano, e, como sabemos, o padrão de acabamento dos mexicanos é melhor que os brasileiros (veja aqui). No caso do Tracker x EcoSport o padrão se mantém, com o carro da GM ostentando um padrão de acabamento superior.



Chevrolet Tracker x Ford EcoSport - comparativo - silêncio



Além disso, o modelo da GM é mais silencioso, como pode ser notado no gráfico acima.



Estilo



O desenho do Chevrolet Tracker é mais refinado que o do EcoSport - aspecto que fica fácil de notar ao se observar a traseira dos dois carros, onde o EcoSport ainda faz uso do antiquado estepe pendurado na porta traseira.



Chevrolet Tracker x Ford EcoSport - comparativo



Em linhas gerais, o visual do Tracker é mais agradável, já que consegue oferecer uma aparência de robustez sem apelar para truques discutíveis como no caso do modelo da Ford.



Chevrolet Tracker x Ford EcoSport - comparativo



Conclusão



Para aqueles que estão preocupados com economia, o Ford EcoSport é a melhor opção, já que anda mais e é, em média, 15% mais econômico. 



Chevrolet Tracker x Ford EcoSport - comparativo



O Chevrolet Tracker, por outro lado, tem a vantagem de oferecer um visual mais sofisticado e exclusivo - aparentando ser de uma categoria superior, melhor acabamento e mais equipamentos, além de ser mais barato (apesar de parecer até mais caro que o  modelo da Ford).
Fonte: CAR.BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário