A Chevrolet do Brasil lançou recentemente o seu
SUV compacto Tracker - carro
que chega com a missão de posicionar a montadora norte-americana no segmento
inaugurado, e dominado, por sua conterrânea Ford, com o EcoSport.
As intenções da GM ficam evidentes no preço de R$
72.950 reais do Tracker LTZ Automático (o único oferecido atualmente)
- mais barato que o Ford EcoSport Titanium 2.0 PowerShift, que tem preço inicial
de R$ 75.075 reais.
Em termos de equipamentos, ambos são bastante
equivalentes, com oferta de direção assistida (elétrica no EcoSport),
ar-condicionado (manual no Tracker, e automático no EcoSoport), chave com
telecomando, bancos em couro, vidros - travas - retrovisores elétricos. O
Tracker tem o sistema MyLink com câmera
traseira e conta com transmissão automática de seis marchas.
O EcoSport conta com sistema de partida
sem chave e sua transmissão PowerShift automatizada de dupla embreagem
oferece quase a mesma suavidade de funcionamento de uma caixa automática
convencional, sem, porém, incorrer em perdas de desempenho - característica das
caixas com conversor de torque.
Interior
O acabamento interno se mostra superior no modelo da Chevrolet. A imagem abaixo é da EcoSport 2.0 PowerShift SE. Entretanto, o modelo Titanium (que é o que compete com o Tracker) adota materiais de melhor qualidade.
Abaixo temos
o interior do Tracker LTZ.
Desempenho
O acabamento interno se mostra superior no modelo da Chevrolet. A imagem abaixo é da EcoSport 2.0 PowerShift SE. Entretanto, o modelo Titanium (que é o que compete com o Tracker) adota materiais de melhor qualidade.
Desempenho
O modelo da Ford conta com um motor 2.0 Duratec
Flex de 147 cavalos @ 6.250 RPM e torque máximo de 19,3 Kgfm @ 4.250 RPM, contra
um 1.8 Flex de 140 cavalos @ 6.300 RPM e 18,9 Kgfm de torque. O EcoSport tem um
motor mais forte e seu câmbio impõe perdas menores ao conjunto, o que resulta em
um carro mais ágil como fica evidenciado pela superioridade em termos de
performance exibida pelo modelo da Ford, mostrado no quadro comparativo
abaixo.
O Ford EcoSport 2.0 Powershift é mais
rápido tanto na aceleração de 0 a 100 Km/h quanto nas retomadas de
velocidade.
Consumo
Mesmo com melhor desempenho, o Ford EcoSport
é mais econômico.
Como se pode observar, em estrada, com etanol,
o modelo da Ford atingiu 10,4 Km/l nas medições da Revista Quatro Rodas,
enquanto o Chevrolet ficou nos 9,2 Km/l, o que mostra que o Tracker é 12% mais
gastador de combustível. Em cidade a diferença foi ainda maior, com 7.9 Km/l
para o EcoSport enquanto o Tracker parou nos 6.4 Km/l - 19% a menos.
Silêncio interno
O Chevrolet Tracker é montado no México para
atender o mercado americano, e, como sabemos, o padrão de acabamento dos mexicanos é melhor
que os brasileiros (veja aqui). No caso do Tracker x EcoSport o padrão se mantém, com o
carro da GM ostentando um padrão de acabamento superior.
Além disso, o modelo da GM é mais silencioso, como pode ser
notado no gráfico acima.
Estilo
O desenho do Chevrolet Tracker é mais refinado
que o do EcoSport - aspecto que fica fácil de notar ao se observar a traseira
dos dois carros, onde o EcoSport ainda faz uso do antiquado estepe pendurado na
porta traseira.
Em linhas gerais, o visual do Tracker é mais agradável, já que
consegue oferecer uma aparência de robustez sem apelar para truques discutíveis
como no caso do modelo da Ford.
Conclusão
Para aqueles que estão preocupados com
economia, o Ford EcoSport é a melhor opção, já que anda mais e é, em
média, 15% mais econômico.
O Chevrolet Tracker, por outro lado, tem a
vantagem de oferecer um visual mais sofisticado e exclusivo - aparentando ser de uma categoria superior, melhor acabamento
e mais equipamentos, além de ser mais barato (apesar de parecer até
mais caro que o modelo da Ford).
Fonte: CAR.BLOG
Fonte: CAR.BLOG
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