quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Mercedes CLA ou Audi A3 Sedan?

Tira Teima - CLA ou A3 Sedan

Nunca antes na história deste segmento houve uma dúvida desta magnitude. De um lado o sedutor Mercedes CLA, que chega na versão First Edition, e do outro, o mais do que racional Audi A3 Sedan. Com apostas diferentes, os sedãs de entrada das respectivas marcas protagonizam o primeiro round de uma briga que está só começando, e deverá ficar ainda mais acirrada logo mais com a produção nacional de ambos os modelos – o Mercedes em Iracemápolis (SP) e o Audi em São José dos Pinhais (PR). CARPLACE avaliou as duas novidades no intervalo de uma semana e traz agora as impressões de cada um neste tira-teima.

Estreante #1: Mercedes CLA 1st Edition

Mercedes CLA First Edition
Sedã derivado do Classe A, o novo CLA é chamado pela Mercedes de “Baby CLS” por conta do seu estilo cupê de quatro portas. Aliás, um dos diferenciais do modelo é justamente o visual que mescla pitada esportiva com refinamento. É um carro que consegue agradar aquele camarada que gosta de linhas mais arrojadas e aquele que se liga na sobriedade padrão da Mercedes.
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A linha curvada do teto casa muito bem com a traseira baixa, que traz um ressalto na tampa que a marca diz ser um aerofólio integrado. Com desenho fluido, o CLA obtém excelente coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0.23, número inclusive melhor do que o Classe E Coupé (0,24). Contribui para isso também o detalhismo da construção alemã, que inclui vedação completa entre para-choque e capô, além de proteções nas caixas de rodas. Até mesmo debaixo do carro há revestimento total com ranhuras para facilitar a passagem do ar.

Estreante #2: Audi A3 Sedan

Audi A3 Sedan 1.8 2014
Construído sobre a versátil plataforma MQB e com apenas quatro peças de carroceria compartilhadas com a versão Sportback, o novo A3 Sedan nasce com o tradicional padrão de estilo da Audi. Apesar de trazer muitas semelhanças com outros modelos da gama, o visual de linhas sóbrias e esportivas tende a demorar para envelhecer. A dianteira é muito semelhante à dos hatches mas, obviamente, o três volumes apresenta novidades nos traços da lateral, teto e traseira.
Audi
Enquanto a Mercedes rotula o CLA como um cupê, a Audi bate de frente e reforça que seu carro é um sedã. O teto, por exemplo, foi desenhado com uma leve caída em relação ao A4, mas muito menos acentuada do que no CLA. A linha de cintura do Audi começa nos faróis dianteiros e se conecta com as lanternas traseiras, que por sinal são peças com LEDs que conferem excelente identificação durante o dia. No quesito aerodinâmico, o coeficiente do A3 Sedan, de 0,30, fica atrás do CLA.

Interior/acabamento

Acabamento do CLA
O Mercedes CLA First Edition tem excelente acabamento interno, com materiais macios ao toque no painel e áreas cobertas com couro nas portas e costuras aparecentes. O padrão é mesmo do encontrado no Classe A, com direito às saídas de ar no estilo de turbina e um aplique que imita alumínio. O resultado final é excelente, mas a tela da central multimídia acoplada ao painel parece destoar do conjunto, sem contar o fato de não ser sensível ao toque.
O modelo também traz a alavanca de câmbio na coluna de direção, o que é um pouco estranho, mas gera espaço extra no console. Em compensação, as trocas de marchas pelas borboletas no volante são rápidas. O volante revestido de couro oferece pegada esportiva e traz comandos integrados. O quadro de instrumentos tem excelente leitura do velocímetro e conta-giros, enquanto a ótima nitidez da tela do computador de bordo exibe grafismos tão reais que nem parecem ser virtuais.
Acabamento do CLA
A unidade que testamos tinha acabamento interno totalmente preto, inclusive nas colunas, teto e bancos. Os assentos dianteiros são diferenciados, com desenho do tipo concha que acomodam muito bem, têm densidade confortável e oferecem bons apoios laterais. É uma das atrações do CLA. O desenho estiloso da carroceria, porém, cobra seu preço na parte interna, em especial aos passageiros do banco traseiro. Não tem jeito: a caída da traseira faz a cabeça de uma pessoa de estatura mediana (1,75 m) encostar no teto. O espaço atrás, apesar de comedido, é suficiente para duas pessoas.
Audi A3 Sedan 1.8 2014
Da mesma forma, o A3 Sedan traz o mesmo painel da versões hatch. O acabamento segue impecável, embora com pouca ousadia, mas extremamente funcional. Bem menos vistoso que o concorrente, o A3 traz material emborrachado macio ao toque no painel, também tem saídas de ar no estilo turbina e a tradicional iluminação branca com detalhes em vermelho e azul. O computador de bordo segue o padrão do Grupo VW, enquanto o volante é um convite para quem gosta de dirigir, com revestimento em couro, desenho esportivo e borboletas para trocas de marchas bem justas. No console central, há partes de alumínio na região central e nos porta-copos.
Audi A3 Sedan 1.8 2014
Os bancos têm desenho tradicional, mas é perceptível a boa qualidade do couro. Também oferecem boa acomodação e apoio lateral. Para o motorista, há ajustes elétricos (distância, altura, lombar e inclinação do assento). O modelo da Audi recebe melhor os passageiros traseiros. Por ter o teto mais alto, há mais espaço. Também há saída de ar traseira no central. Mas, devido ao túnel elevado no centro da cabine, o passageiro do meio não viaja com tanto conforto.

Como andam?

Mercedes CLA
O CLA chega equipado com o propulsor 1.6 Turbo M270 conhecido dos A200 e B200, que gera 156 cv de potência a 5.300 rpm e 25,49 kgfm de torque para empurrar os 1.430 kg do modelo. Moderno, dispõe de injeção direta de combustível e trabalha em conjunto com a função ECO start/stop, que desliga o motor em paradas para ajudar na redução de consumo. Com força total disponível a partir de 1.250 rpm e presente até 4.000 rpm, o CLA oferece boa disposição nas arrancadas e retomadas.
Mercedes CLA
A transmissão automatizada 7G DCT de sete velocidades e dupla embreagem (acompanha borboletas para mudanças manuais) faz o CLA rodar suave. O nível de ruído interno é baixíssimo, parte por conta do bom trabalho de isolamento acústico e parte pela aerodinâmica como um todo. O que chamou a atenção foi o acerto ligeiramente mais esportivo que no Classe A, com suspensão aparentemente mais firme. O comportamento dinâmico agrada mais do que o hatch, com inclinação menor da carroceria em curvas acentuadas. A direção com assistência elétrica oferece respostas diretas. De acordo com a Mercedes, o CLA acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 223 km/h.
Audi A3 Sedan
Se no visual e no acabamento o CLA é mais ousado, o A3 Sedan pula na frente no quesito desempenho. Além de ser mais leve, é também mais potente. Traz debaixo do capô o motor 1.8 TFSI com duplo sistema de injeção (multiponto e direta) que trabalha em conjunto a excelente transmissão automatizada de dupla embreagem S-Tronic também de sete velocidades. Os 180 cv de potência (5.100 – 6.200 rpm) e o torque de 25,49 kgfm, entregue numa faixa mais elástica (1.250 – 5.000 rpm), move com facilidade os 1.295 kg do sedã das quatro argolas.
Audi A3 Sedan
A diferença do coeficiente aerodinâmico entre os dois modelos não é capaz de compensar a maior força do A3. O Audi ganha velocidade de forma extremamente rápida, com respostas mais vigorosas às investidas no acelerador. A estabilidade e o grip do carro nas curvas são bem superiores que no Mercedes, transmitindo mais segurança para o condutor entrar mais forte em pistas sinuosas – como a que rodamos com modelo na região entre Pirapora e Itu, no interior de São Paulo. A direção elétrica também é bem direta e tem peso progressivo de acordo com a velocidade, sendo que a 120 km/h já trabalha com “peso” total. E isso é bem notável na estrada. Nos números fica clara a vantagem do Audi: aceleração de 0 a 100 km/h feita em apenas 7,3 segundos e velocidade máxima de 235 km/h, segundo dados da montadora.

Sedução x razão

Mercedes CLA First Edition
Optar pela sedução do Mercedes CLA, ao menos por enquanto, custa caro. O preço da versão inaugural é de salgados R$ 150.500 – mais tarde haverá opções menos equipadas e mais baratas. O CLA 1st Edition traz todos os equipamentos disponíveis para o modelo: teto-solar panorâmico, sensor de chuva, volante com borboletas, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), aviso de perda de pressão nos pneus, tela acoplada ao painel com Comand on-line e GPS, Attention Assist, ar-condicionado digital Thermatic, faróis bi-xenônio, rodas de liga leve aro 18″, sistema Start/Stop, bancos esportivos, computador de bordo, conectividade via Bluetooth com áudio streaming, freio de estacionamento elétrico, controle de estabilidade (ESP), seis airbags, assistente de partida na subida (HSA) e função HOLD. Também há o sistema de fixação para cadeirinhas do tipo Isofix.
Audi A3 Sedan 1.8 2014
Já a racionalidade do Audi A3 Sedan começa pelo preço: R$ 116.400. Este valor já contempla sete airbags (o que inclui para o joelho para o motorista), luzes de freios adaptativas, controle de estabilidade (ESC) com vetorização eletrônica de torque no diferencial, ar-condicionado automático de duas zonas, freio de estacionamento eletromecânico, teto-solar panorâmico, espelho retrovisor antiofuscante, sensores de luz e chuva, revestimento de couro e bancos do motorista com controles elétricos. Há também computador de bordo colorido, rodas aro 17″, sistema Audi Drive Select, faróis bi-xênonio, sistema Start/Stop, suporte ISOFIX para banco traseiro e vidros laterais e traseiros com isolante térmico. O sistema multimídia MMI com tela de 7 polegadas é item de série, mas opcional para incluir a navegação GPS.
Os dois carros agradam em cheio. O Mercedes CLA conquista pelo estilo, acabamento e itens de série, mas o preço salgado será um obstáculo para quem for seduzido pelas linhas esguias deste cupê de quatro portas. Já o A3 Sedan é do tipo “bom em tudo”, mas vai além em quesitos como conjunto mecânico, prazer ao dirigir e preço. É um jogo interessante, mas a racionalidade da Audi tem argumentos convincentes que acabam por seduzir mais que os encantos do Mercedes.
Por Fábio Trindade
Fotos Divulgação

Ficha técnica: Mercedes CLA 200 Turbo 1st Edition
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.595 cm3, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável, injeção direta de gasolina, turbo; Potência: 156 cv a 5.300 rpm; Torque: 25,49 kgfm de 1.250 a 4.000 rpm; Transmissão: câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: Independente Mac Pherson na dianteira e multilink na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD; Rodas: aro 18″ com pneus 225/40 R18; Peso: 1.430 kg; Capacidades: porta-malas 470 litros, tanque 56 litros; Dimensões: comprimento 4.630 mm, largura 2.032 mm, altura 1.432 mm, entreeixos 2,699 mm;
Ficha técnica: Audi A3 Sedan 1.8 Turbo FSI
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.798 cm³, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável, injeção direta e injeção multiponto, gasolina, turbo; Potência: 180 cv entre 5.100 rpm e 6.200 rpm; Torque: 25,49 mkgf entre 1.250 rpm e 5.000 rpm; Transmissão: câmbio automatizado de dupla embreagem, sete marchas, tração dianteira; Suspensão: dianteira do tipo McPherson e traseira do tipo multibraços; Freios: discos ventilados na frente e sólidos na traseira, com ABS e EBD; Rodas: aro 17″ com pneus 225/45 R17; Peso: 1.295 kg; Capacidades: porta-malas 425 litros, tanque 50 litros; Dimensões: comprimento 4.450 mm, largura 1.796 mm de largura, altura 1.416 mm, entreeixos 2.637 mm;

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