Todo mundo sabe, ou ao menos já ouviu falar que é impossível enganar os radares de velocidade sem usar dispositivos ou artimanhas ilegais. Aquele papo de usar CDs ou fitas refletivas nunca funcionou direito e só servia para mostrar para todo mundo que você estava a fim de burlar os radares.
Nem mesmo os Mythbusters com toda sua metodologia e experiências práticas baseada nos fundamentos da física e em modelos matemáticos conseguiram escapar da alta velocidade das câmeras de velocidade. Seria esta uma “guerra” vencida pelo olho que tudo vê das autoridades? Parece que há uma esperança para aqueles que desejam escapar dos radares, e não estou falando de andar dentro dos limites de velocidade, nem de sprays milagrosos que deixam a placa invisível. O negócio é cientificamente comprovado por um grupo de pesquisadores ingleses (pra variar) da universidade de Leicester usando como base o Efeito Doppler.
Se você faltou nas aulas de física, o Efeito Doppler é aquele efeito que “deforma” as ondas emitidas ou refletidas por um corpo em movimento. Quando ele se aproxima do observado, a frequência aumenta, e quando ele se afasta, ela diminui. Já reparou como a buzina do caminhão tem uma variação tonal quando ele passa em alta velocidade por você? É exatamente isso.
Só que esse efeito não se limita às ondas sonoras; ele também afeta as ondas luminosas refletidas por um objeto em movimento. Como o radar é baseado no Efeito Doppler, se você conseguir chegar a uma velocidade suficientemente alta, a frequência das ondas luminosas refletidas pelo seu carro irá aumentar tanto que ela sairá do espectro de captura do radar.
E que velocidade é essa?
Bem, antes de contar, gostaríamos de pedir encarecidamente a todos vocês que não tentem colocar isso em prática em rodovias movimentadas ou com pessoas por perto, combinado?
A velocidade que você precisa atingir para enganar o radar é 192.000.000 km/h. Mas atenção: isso só funciona com radares fixos. Aqueles radares de mão usam outro tipo de sistema, então não tente bancar o esperto quando encontrar um guarda com a pistola parado no acostamento.
No momento, não nos vem à cabeça nenhum carro, nem uma rodovia fiscalizada onde possamos tentar chegar a essa velocidade, mas temos certeza que algum de vocês certamente terá uma boa sugestão
Nenhum comentário:
Postar um comentário