segunda-feira, 12 de maio de 2014

Governo propõe projeto de lei para acabar com rastreador eletrônico obrigatório no País

Tudo indica  que a instalação obrigatória de"rastreador" em carros novos  deverá ser coisa do passado. O governo vai enviar ao congresso um projeto de lei que põe fim à imposição do dispositivo nos automóveis e demais veículos.
Ainda assim, o governo pretende estudar melhor o caso depois da aprovação do "PL". O problema com o "rastreador"  é que as fábricas de automóveis serão obrigadas a instalá-lo, mas o consumidor pode não utilizar o dispositivo, o que é uma incoerência, segundo  Gilberto Occhi, ministro das Cidades.
O custo adiciona, segundo Occhi,  entre R$ 700 e R$ 800 por veículo. No entendimento do governo, o melhor caminho é o item ser opcional, pois nem todos os consumidores vão desejar ter o sistema por questão de privacidade ou custo. Adiada várias vezes, a data para instalação do dispositivo agora é 01 de julho.
SINIAV
Se o "rastreador" é uma forma de inibir furtos e roubos de veículos, o SINIAV,  sistema nacional de controle de identificação remota de veículos, também tem essa função, além de outras conhecidas. O chip será instalado de forma obrigatória em toda a frota nacional, cujos veículos serão identificados ao passar por pontos de fiscalização em todo o território nacional.
[Fonte: Folha]

Nenhum comentário:

Postar um comentário