Quadriciclo chega ao mercado com novo design, motor mais potente,
painel de instrumentos digital e preços competitivos
painel de instrumentos digital e preços competitivos
Design moderno, mais segurança, conforto e durabilidade com menor consumo de combustível. Essa é a proposta do Honda TRX 420 Fourtrax modelo 2014, que chega ao mercado com chassi mais resistente, suspensão que se adequa à carga transportada, além de uma série de melhorias. A novidade vem para consolidar a liderança doFourtrax no mercado de quadriciclos no Brasil, graças à tradição da Honda na fabricação desse tipo de veículo, à sua facilidade de manutenção e aos preços competitivos. O novo modelo, que é produzido na fábrica de Manaus (AM), já está disponível na rede Honda credenciada para a venda de quadriciclos.
O quadriciclo está disponível em duas opções: TM (4x2) e FM (4x4). A primeira apresenta menor peso geral e o guidão é mais leve ao esterçamento.
Na versão FM (4x4) a capacidade de superação de obstáculos é bastante elevada devido aos pneus de grande tração. O resultado é uma pilotagem mais confortável, principalmente em curvas, com alto desempenho para ultrapassar superfícies acidentadas, evitando o atolamento das rodas.
Na versão FM (4x4) a capacidade de superação de obstáculos é bastante elevada devido aos pneus de grande tração. O resultado é uma pilotagem mais confortável, principalmente em curvas, com alto desempenho para ultrapassar superfícies acidentadas, evitando o atolamento das rodas.
Um de seus principais atributos da versão FM (4x4) é o avançado sistema de seleção de tração (Trax Lok System), que alterna de forma fácil e rápida para 4x2 e assegura agilidade nas curvas. Apresenta ainda o diferencial dianteiro autoblocante dotado de sensor de torque e limitador de deslizamento, garantindo estabilidade em qualquer tipo de terreno.
Conforto e segurança
O design do TRX 420 Fourtrax foi totalmente reformulado, com farol e carenagem completamente novos. Suas linhas valorizam a robustez do modelo com destaque para a nova grade frontal, que protege o veículo nas trilhas fechadas, e os amplos para-lamas, mais resistentes para enfrentar áreas de difícil acesso.
O visual é ressaltado pelo conjunto óptico com os faróis alongados e integrados aos pára-lamas dianteiros e lanterna traseira em LED. Os faróis contam agora com lâmpadas mais potentes de 35w, que melhoram avisibilidade e segurança.
Para mais comodidade, o assento em formato triangular tem boa densidade e favorece a utilização do veículo por longos períodos. Além disso, o exclusivo assoalho dá maior proteção ao piloto em trilhas com lama, pedras soltas e galhos. As carenagens agora são montadas por meio de subpeças para proporcionar maior rapidez na substituição de componentes, facilitando ainda mais a manutenção do modelo.
Na versão FM (4x4), um dos destaques fica por conta do novo painel digital completo. Completo e funcional, conta com velocímetro, hodômetro total e parcial, horímetro (indica o tempo de funcionamento do veículo), relógio, temperatura do líquido de arrefecimento, marcador de combustível e indicadores de marchas, tração e serviços de manutenção, entre outros.
O novo chassi de berço duplo desenvolvido em tubos de aço está mais forte (20% mais rígido) e robusto. Junto com as suspensões, dianteira do tipo Double Wishbone amortecedores de dupla ação e traseira monoamortecida, contribuem para a estabilidade e pilotagem em geral nas condições mais adversas.
Potência e economia
O TRX 420 Fourtrax conta com o já consagrado motor OHV monocilíndrico 420cc, 4 tempos, com arrefecimento líquido e sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Econômico e com ótimo desempenho, incorporou alterações que permitiram um aumento da potência máxima, agora de 26,9 cv a 6.250 rpm, com torque de 3,4 kgf.m a 5.000 rpm.
A embreagem do TRX 420 Fourtrax é centrífuga e multidisco em banho de óleo. Dotado de câmbio manual de cinco marchas, mais a marcha ré, a versão com tração integral dispõe ainda de uma alavanca para a seleção da tração parcial ou total. O sistema de direção é elétrico em ambas as versões, que garantem mais equilíbrio e estabilidade na condução. Com maior potência, o novo alternador ampliou a capacidade de geração de energia em até 21%, assegurando a possibilidade de conectar mais acessórios elétricos.
Os freios dianteiros são a disco (acionamento hidráulico) e possuem capa protetora contra danos. O traseiro é do tipo tambor (acionamento mecânico) que proporciona frenagens eficientes com menor esforço no acionamento.
O tanque de combustível agora tem maior capacidade. Leve e desenvolvido em plástico injetado de alta resistência, permite armazenar 14,4 litros, com reserva de 4,2 litros, garantindo grande autonomia. A nova posição do bocal, agora do lado direito do tanque, propicia maior facilidade no abastecimento. A precisão nas manobras fica por conta dos largos pneus Maxxis, que trabalham com baixa pressão, ampliando a capacidade de tração e reduzindo o efeito de compactação do solo.
O TRX 420 Fourtrax é equipado com bagageiro dianteiro com capacidade de transportar volumes até o peso máximo de 30 kg. Conta ainda com bagageiro traseiro com peso limite de 60 kg e porta-objetos para pequenos volumes. O modelo pode rebocar até 385 kg.
O objetivo de vendas para o novo TRX 420 Fourtrax é comercializar seis mil unidades neste ano, por meio de um posicionamento estratégico de mercado, que deixou seu preço bem competitivo e abaixo da concorrência.
O modelo é oferecido nas cores verde e vermelha para ambas as versões, com os preços públicos sugeridos de R$ 18.890 (TM, com tração 4x2) e R$ 20.990 (versão FM, com tração 4x4), valores com base no Estado de São Paulo e sem a inclusão das despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
Atualmente, a Honda dispõe de uma rede credenciada para a venda de quadriciclos com 102 concessionárias distribuídas por todo País.
Histórico de referência mundial
A trajetória de sucesso internacional do quadriciclo remete ao ano de 1970, quando o modelo surgiu nos Estados Unidos (inicialmente como triciclo).
À época, o objetivo era suprir a necessidade de um produto para o lazer, que fosse pequeno e prático e superasse neve, lama e areia, tudo isso utilizando a mecânica da motocicleta.
No Brasil, a Honda foi pioneira ao iniciar a comercialização de ATVs em 2001, com a importação da primeira geração do modelo (TRX 350 Fourtrax), nacionalizado no ano seguinte. Em 2008, a evolução da linha deu-se com o lançamento da segunda geração do TRX 420 Fourtrax em substituição ao modelo anterior.
Utilizado predominantemente para o lazer off-road, o TRX 420 Fourtrax supera cavas, atravessa riachos, lamaçais e atoleiros, ressaltando sua versatilidade e elevada capacidade de superação de obstáculos. Além disso, também tem excelente desempenho para uso profissional, como em propriedades rurais, fábricas, portos, hotéis e resorts, além de policiamento ostensivo em cidades litorâneas.
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