Nos últimos meses estive empenhado na compra de um terreno. Estava procurando um bom lugar para construir uma casa em Caxias do Sul. Como este terreno não seria para investimento, nem para construir um prédio, o preço dele ficaria muito alto em relação ao custo da obra. A decisão seria delicada.
Quando comecei a pesquisar, não queria pagar mais de R$ 150 mil. Olhei diversas alternativas e quase desisti devido aos preços. Acabei pagando R$ 250 mil por um terreno em um bairro novo, próximo ao centro. Não havia alternativas melhores. Mas até agora não sei se o que paguei é justo, ou pelo menos tem lógica. Se por um lado eu pesquisei muito, a localização é boa, o terreno é plano e de esquina e a posição solar é a ideal, por outro lado pagar R$ 250 mil por 360 m2 me parece descabido!
Esta é a mesma sensação que tenho toda vez que vejo na rua ou vou até uma concessionária ver o Novo Golf. Sim, porque já fui em umas três ou quatro concessionárias ver este carro. Gostei muito do Golf e sei que ele é muito bom: a tecnologia e a qualidade deste carro não podem ser questionadas, não é isso o que quero fazer. Mas na minha cabeça ainda não decidi se este carro está caro ou barato. Ou seja, vale a pena comprar?
A versão TSI Comfortline com câmbio automático já começa em R$ 73.990,00. A configuração que me parece mais equilibrada para analisar aqui, porque é a que mais vejo na rua é a TSI Highline com câmbio automático + pacote Elegance. Opa! Aí vem o susto: custa R$ 83.990,00. E se já estamos aqui, então vale a pena colocar aquelas lindas rodas Madrid (+R$ 300,00). Então chegamos em R$ 84.290,00.
Pagar R$ 84.290,00 por um hatch médio é muito! O espaço no banco traseiro é apenas razoável, assim como o porta-malas. Sem falar no porte do carro, que não se assemelha à um sedã ou a uma SUV. Acho muito dinheiro para “pouco carro”. Assim como meu terreno: como pude pagar R$ 250 mil por 360 m2!
Mas esta impressão pode mudar totalmente quando se olha para o conteúdo do Golf. Por R$ 84.290,00 se compra um carro com um ótimo câmbio de 7 marchas com tecnologia DSG. Motor turbo (econômico e com torque de 25,5kgfm), 7 airbags, ar condicionado digital com duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, sensores de chuva e crepuscular, shift paddles, alerta de pressão de pneus, seleção de perfil de condução, tela touchscreen de 5.8″ com GPS, partida do motor sem chave, controle eletrônico de estabilidade e tração e bloqueio eletrônico do diferencial. Ou seja, o Golf dá um baile em várias outros carros da mesma faixa de preços.
Então esses dias pensei que o velho ditado “o barato saiu caro” é inverso no caso do Golf. Sim, talvez para quem o compra, ele é o caro que saiu barato. Espero que seja assim também com o meu terreno.
E para concluir, quero deixar claro que meus questionamentos quanto ao preço do Golf se referem apenas às versões Comfortline e Highline. Não tenho dúvidas de que a versão GTI, com toda a tradição desta sigla e seus 220 cv, vale cada centavo.
Abiatar Mantovani
33 anos, representante comercial, vive em Caxias do Sul-RS
33 anos, representante comercial, vive em Caxias do Sul-RS
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