Quando comecei a pesquisar, não queria pagar mais de R$ 150 mil. Olhei diversas alternativas e quase desisti devido aos preços. Acabei pagando R$ 250 mil por um terreno em um bairro novo, próximo ao centro. Não havia alternativas melhores. Mas até agora não sei se o que paguei é justo, ou pelo menos tem lógica. Se por um lado eu pesquisei muito, a localização é boa, o terreno é plano e de esquina e a posição solar é a ideal, por outro lado pagar R$ 250 mil por 360 m2 me parece descabido!
Esta é a mesma sensação que tenho toda vez que vejo na rua ou vou até uma concessionária ver o Novo Golf. Sim, porque já fui em umas três ou quatro concessionárias ver este carro. Gostei muito do Golf e sei que ele é muito bom: a tecnologia e a qualidade deste carro não podem ser questionadas, não é isso o que quero fazer. Mas na minha cabeça ainda não decidi se este carro está caro ou barato. Ou seja, vale a pena comprar?
A versão TSI Comfortline com câmbio automático já começa em R$ 73.990,00. A configuração que me parece mais equilibrada para analisar aqui, porque é a que mais vejo na rua é a TSI Highline com câmbio automático + pacote Elegance. Opa! Aí vem o susto: custa R$ 83.990,00. E se já estamos aqui, então vale a pena colocar aquelas lindas rodas Madrid (+R$ 300,00). Então chegamos em R$ 84.290,00.
Pagar R$ 84.290,00 por um hatch médio é muito! O espaço no banco traseiro é apenas razoável, assim como o porta-malas. Sem falar no porte do carro, que não se assemelha à um sedã ou a uma SUV. Acho muito dinheiro para “pouco carro”. Assim como meu terreno: como pude pagar R$ 250 mil por 360 m2!
Mas esta impressão pode mudar totalmente quando se olha para o conteúdo do Golf. Por R$ 84.290,00 se compra um carro com um ótimo câmbio de 7 marchas com tecnologia DSG. Motor turbo (econômico e com torque de 25,5kgfm), 7 airbags, ar condicionado digital com duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, sensores de chuva e crepuscular, shift paddles, alerta de pressão de pneus, seleção de perfil de condução, tela touchscreen de 5.8″ com GPS, partida do motor sem chave, controle eletrônico de estabilidade e tração e bloqueio eletrônico do diferencial. Ou seja, o Golf dá um baile em várias outros carros da mesma faixa de preços.
Então esses dias pensei que o velho ditado “o barato saiu caro” é inverso no caso do Golf. Sim, talvez para quem o compra, ele é o caro que saiu barato. Espero que seja assim também com o meu terreno.
E para concluir, quero deixar claro que meus questionamentos quanto ao preço do Golf se referem apenas às versões Comfortline e Highline. Não tenho dúvidas de que a versão GTI, com toda a tradição desta sigla e seus 220 cv, vale cada centavo.
Abiatar Mantovani
33 anos, representante comercial, vive em Caxias do Sul-RS
33 anos, representante comercial, vive em Caxias do Sul-RS
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