Após a confirmação da fábrica da Land Rover em Itatiaia (RJ), com a produção começando em 2016, resta a dúvida sobre qual modelo vai
inaugurar a linha de produção nacional.
inaugurar a linha de produção nacional.
O Blog e Caderno de Automóvies da tribuna do norte e o blog Acelera Máxima respresentados por Fernando Siqueira aproveitou a ocasião do Fast Drive 2014, evento realizado pela Jaguar Land Rover no autódromo de Interlagos (SP) nesta quinta-feira (29), para conversar com o diretor-presidente para América Latina e Caribe, Terry Hill, sobre o assunto.
De acordo com o executivo, o futuro Land Rover Made in Brazil ainda não está definido. “Como temos dois anos para a fábrica começar a operar, há tempo para analisarmos qual será o modelo mais adequado para a realidade do mercado brasileiro”. Hoje, o carro de maior sucesso da empresa por aqui é o Range Rover Evoque, com média superior a 500 unidades vendidas por mês. No entanto, é pouco diante da capacidade produtiva declarada de 24 mil carros/ano da planta fluminense.
Hill não confirma, mas é praticamente certo que o Land Rover brasileiro será um modelo inédito. “No Salão do Automóvel teremos grandes novidades, lá anunciaremos o carro nacional”, antecipa o diretor. O executivo também dá a entender que esse carro terá sua pré-estreia no Salão de Paris, em setembro. E isso é uma dica preciosa: sabendo que mostra francesa terá como destaque um membro da nova família Discovery, que segundo Hill será composta de quatro modelos, as suspeitas recaem sobre o substituto do Freelander, até então conhecido pelo codinome L550, ou simplesmente “baby-Discovery”.
A escolha da nova geração do Freelander, que será incorporado à linha Discovery, faria todo sentido para o Brasil, pois ele deverá ser o modelo de entrada da marca. Sobre um SUV compacto a ser desenvolvido em parceria com a chinesa Chery, Hill foi enfático: “A Land Rover não tem planos para fazer um modelo pequeno”. A gama da marca inglesa nos próximos anos será divida em três famílias: Range Rover (luxo), Defender (uso misto) e Discovery (lazer).
Além da Land Rover, outra possibilidade para a fábrica brasileira é produzir um carro da Jaguar. Esta teoria ganha força com o futuro lançamento do XE, menor sedã da da marca, projetado para rivalizar com o BMW Série 3, que começa a ser feito em Araquari (SC) ainda em 2014. Quando sugiro uma futura briga entre XE e Série 3 nacionais, Hill sorri: “Seria interessante, estamos estudando todas as alternativas. Mas a única coisa que posso te confirmar é que anunciaremos a data de lançamento do XE no Brasil durante o Salão de São Paulo”, finaliza o diretor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário