quinta-feira, 15 de maio de 2014

Modelos equipados podem custar mais que concorrentes maiores

Com listas de equipamentos e opcionais cada vez maiores, alguns modelos acabam encarecendo e podem alcançar valores de veículos de segmentos superiores. Mesmo em compactos é possível ter itens que ainda são considerados sofisticados, como airbags laterais e teto solar.
Para mostrar alguns casos curiosos, G1 selecionou um modelo de cada uma das cinco marcas que mais emplacaram veículos em março (Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Ford e Hyundai), e colocou opcionais disponíveis no configurador. Depois, buscou outros carros, de segmentos superiores, que têm maior variedade de itens de série e preços semelhantes.
Também com o valor de veículos menores já com equipamentos de série é possível comprar médios e superiores com pacotes ainda mais completos.
Fiat Punto Blackmotion (Foto: Divulgação)Fiat Punto Blackmotion (Foto: Divulgação)
Fiat Punto Blackmotion 1.8
Quanto custa: R$ 67.511 (pintura sólida)
O que oferece: É difícil imaginar que o Puntomais completo supere a barreira dos R$ 70.000. Pois na configuração mais equipada e com câmbio automatizado Dualogic, o valor chega a R$ 70.511. Com transmissão manual, o valor cai para R$ 67.511, o que ainda pode ser considerado caro, apesar da generosa lista de equipamentos, com airbags laterais, ar-condicionado digital, rodas de 17 polegadas, teto solar, bancos com revestimento parcial em couro, sensores crepuscular e de chuva e piloto automático. Na parte mecânica, o motor é 1.8 de 132 cavalos.
Novo Golf ganha versão Comfortline por R$ 66.990 (Foto: Divulgação)Golf Comfortline começa em por R$ 66.990
(Foto: Divulgação)
O que dá pra comprar: Nem tão equipado, mas muito mais refinado, moderno e eficiente, está a versão básica do Volkswagen Golf, por R$ 66.990. Na comparação com o Punto mais recheado, o hatch importado da Alemanha traz como principal arma o bom motor 1.4 turbo de 140 cv. Entre os itens de série, airbags frontais, de cortina e de joelho, para motorista, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos e volante com regulagem de altura e profundidade. Ele perde para o Fiat, os comandos no volante, teto solar, bancos de couro e sensores de chuva e luminosidade.
Porém, segundo dados de fábrica, leva a melhor na aceleração de 0 a 100 km/h, com 8,4 segundos, contra 9,9 s do Punto. Além disso, é mais espaçoso e tem porta-malas maior, de 313 litros, contra 280 l do Punto.
Um degrau acima: A versão seguinte do Golf, Highline, sai por R$ 71.990, e tem um ganho notável no nível de equipamentos. Ela adiciona ao pacote, iluminação diurna por leds, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos de couro, piloto automático, alarme com sistema keyless de acionamento remoto, sistema multimídia com tela sensível ao toque e volante multifuncional.
Outra opção interessante e reconhecida pela dirigibilidade é o Ford Focus Sedan, na versão básica S. Apesar de ser uma opção de entrada, não se engane, ela tem motor 2.0 de 178 cv e transmissão automatizada PowerShift de seis marchas. Além disso, há controles de tração e estabilidade e sistema multimídia Sync. Tudo isso por R$ 70.690.
Volkswagen CrossFox (Foto: Divulgação)Volkswagen CrossFox (Foto: Divulgação)
Volkswagen CrossFox
Quanto custa: R$ 55.917 (pintura sólida)
O que oferece: Oferecido com opções de câmbio manual ou automatizado, traz de série ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico. Foram incluídos, ainda, rodas de liga leve 15 polegadas, CD player com Bluetooth, e volante multifuncional e banco traseiro bipartido. Ainda como opcionais, estão disponíveis retrovisores eletrocrômicos e sensores de chuva e crepuscular, bancos revestidos em couro sintético e teto solar elétrico. Com todos, o preço salta para R$ 59.566. Tem motor 1.6 de 104 cavalos.
Renault Duster Expression (Foto: Divulgação)Renault Duster Expression (Foto: Divulgação)
O que dá pra comprar: O Renault Dusterpossui quatro versões. Na intermediária, Expression 1.6, os preços começam em R$ 55.400. De série, é possível levar todos os equipamentos do CrossFox, com exceção do sistema de som e os comandos no volante. Em contrapartida, enquanto o Volkswagen tem rodas de 15 polegadas, no Renault elas são de 16 polegadas.
Outra vantagem do Duster é no espaço interno e porta-malas, além de ter motor mais potente (115 cv contra 104 cv do Fox). Outro concorrente maior do que o CrossFox, mas com preço na mesma faixa é o Citroën Aircross. A versão básica, Tendance, custa R$ 54.790, com o mesmo nível de equipamentos do CrossFox. Com os quase R$ 1.000 de diferença, quase seria possível pagar pelas duas primeiras revisões do Aircross. No caso do Aircross, a vantagem no espaço é menor, porém, o motor 1.6 da Citroën rende bons 122 cv.
Um degrau acima: Adicionando R$ 3.383 ao CrossFox configurado, é possível comprar a versão intermediária do Duster, Dynamique, que adiciona ao pacote sistema de som com comandos no volante e sensor de ré. Já o Citroën Aircross Exclusive custa um pouco mais, R$ 59.790. Porém, pelos R$ 3.873 adicionais, o motorista leva piloto automático, ar condicionado digital, acendimento automático dos faróis e bancos revestidos parcialmente em couro. Assim, o valor ainda fica próximo ao CrossFox mais completo possível.
Chevrolet Sonic Effect  (Foto: Divulgação)Chevrolet Sonic Effect (Foto: Divulgação)
Chevrolet Sonic Effect hatch
Quanto custa: R$ 59.890 (pintura sólida)
O que oferece: O Sonic nunca foi um campeão em vendas. Com a chegada do New Fiesta nacional, o hatch compacto premium acabou ainda mais ofuscado. Com uma versão topo de linha Effect de R$ 59.890, o Sonic tem como itens de série dois airbags, sensores de ré e chuva, volante multifuncional, MyLink, piloto automático com controle de velocidade e ar-condicionado manual, além da direção assistida e dos vidros e travas elétricos. O motor é 1.6 flex de 120 cv, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas.
Peugeot 308 chega com predicados para suceder 307 (Foto: Divulgação)Peugeot 308 (Foto: Divulgação)
O que dá pra comprar: Partindo para o segmento dos médios, a porta de entrada pode ser o Peugeot 308. Com câmbio manual e motor 1.6, o francês mais em conta é na versão Active. Ela traz ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros e travas elétricos e regulagem de som na coluna de direção por R$ 55.490. Outra opção, mas com câmbio de operação automática, é o Fiat Bravo. Maior do que o Sonic, mas ainda assim concorrente, o italiano traz motor 1.8 e transmissão Dualogic por R$ 59.885.
Um degrau acima: A configuração seguinte do Peugeot é a Allure 2.0, que, com câmbio automático de seis marchas custa R$ 68.990. Ela adiciona ao pacote, ar-condicionado digital de duas zonas, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, piloto automático, retrovisor eletrocrômico e rodas de liga-leve de 17 polegadas.
Porém, se o motorista busca ainda mais espaço, pode apelar para um sedã. E um dos que une melhor relação custo-benefício é o recém-renovado Nissan Sentra. Na versão intermediária, SV, o japonês oferece, além do motor 2.0 e da transmissão CVT, ar digital de duas zonas, chave presencial, piloto automático, ignição por meio de botão e faróis e lanternas de led.
Hyundai HB20 quer tirar o reinado do Gol (Foto: Divulgação)Hyundai HB20 Premium (Foto: Divulgação)
Hyundai HB20 Premium blueNav
Quanto custa: R$ 51.575 (pintura sólida)
O que oferece: Na opção topo de linha, o hatch pequeno da Hyundai traz como principais itens de série ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, alarme, rodas de liga leve de 15 polegadas, central multimídia com GPS, acendimento automático dos faróis e computador de bordo. Traz sob o capô o moderno motor 1.6 Gamma de até 128 cavalos.
Citroën C4 2011 (Foto: Divulgação)Citroën C4 parte de R$ 51.490 (Foto: Divulgação)
O que dá pra comprar: Com visual defasado, mas que ainda chama atenção, o Citroën C4Hatch pode ser encontrado com preços convidativos, dignos de hatches pequenos mais completos. A versão mais simples é a Tendance, que oferece motor 1.6 de 113 cv e sai por R$ 51.490. Sem opcionais, ela conta, além dos itens básicos de conforto para um hatch médio, com faróis com regulagem elétrica, piloto automático e bancos revestidos em veludo. Na comparação com o HB20, o C4 é quase 40 cm mais comprido e oferece 11 cm a mais no entre-eixos.
Um degrau acima: Se quiser se manter na linha Citroën, o C4 conta, ainda, com a versão Tendance 2.0, que também inclui o câmbio automático. Além do motor maior e da transmissão de quatro marchas, os R$ 58.690 ainda incluem um generoso pacote de equipamentos, como bancos de couro, sensor de chuva, airbags laterais, retrovisor eletrocrômico, ar condicionado digital de duas zonas, controle de tração e estabilidade e faróis de xênon.
Ford Focus Sedan (Foto: Divulgação)Ford Focus Sedan (Foto: Divulgação)

Ford Focus Sedan Titanium Plus

Quanto custa: R$ 90.890 (pintura sólida)
O que oferece: Se o Focus Sedan na versão S parece oferece um pacote razoável com bom custo-benefício, a versão topo de linha, Titanium Plus, tem uma lista extensa equipamentos, alguns dignos de carros maiores. São de série os faróis de xenônio, 6 airbags, banco do motorista com ajuste elétrico em 6 posições, controles de tração, estabilidade, ar-condicionado de duas zonas, controle autônomo de estacionamento, piloto automático com limitador de velocidade e Sync com tela sensível ao toque de 8 polegadas. O conjunto mecânico é o afinado motor 2.0 Duratec de 178 cv e o câmbio automatizado de dupla embreagem PowerShift, de seis velocidades.
O que dá pra comprar: Com o valor que a Ford pede pelo Focus Sedan, não é possível levar nenhum sedã grande novo. Se você considera R$ 90.000 muito para um sedã médio, o próximo passo é um sedã grande. E o mais acessível deles é da própria Ford. A versão 2.5 flex do Fusionsai por R$ 97.990, ou R$ 7.100 a mais do que o Focus. Com essa diferença, é possível levar 34 cm a mais no comprimento, 20 cm a mais no entre-eixos, motor 2.5 de 175 cv, câmbio automático de seis marchas. A lista de equipamentos também é farta, perdendo alguns itens do Focus e adicionando outros. O Fusion não tem o sistema de estacionamento autônomo e faróis de xenônio, mas ganha banco do motorista elétrico ajustável em 10 posições, do passageiro em 4 posições, airbags de joelho e abertura das portas por código. No fim das contas, por uma diferença razoável, o comprador pode escolher um modelo maior com alguns equipamentos a mais.
Ford Fusion flex (Foto: Divulgação)Ford Fusion flex (Foto: Divulgação)
Um degrau acima: Ainda na linha Ford, há as opções mais potentes do Fusion. A topo de linha, com motor EcoBoost 2.0 turbo de 240 cv e tração integral custa R$ 119.990, e adiciona faróis automáticos, alerta de colisão, piloto automático adaptativo, sensor de estacionamento dianteiro, sistema de estacionamento automático, monitoramento de ponto cego e teto solar elétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário