Autos & Motores está participando do lançamento do Renault Sandero 2015, carro que, em sua primeira geração, lançada mundialmente no Brasil há 7 anos, foi criado considerando o gosto e as necessidades do nosso consumidor. Por isso, seu desenvolvimento foi realizado por designers e engenheiros sediados no País. As vendas, que somam 500.000 unidades, comprovam o sucesso desse "hatch" no mercado.
O Sandero participa do principal segmento do mercado brasileiro, o de "hatchs" compactos, que corresponde a 50% das vendas de automóveis de passeio. Sendo um segmento tão grande no Brasil, o seu leque de público é bastante diverso. Referência em robustez, em espaço interno e com o maior porta-malas da categoria, o Sandero agrada tanto às famílias quanto aos jovens solteiros, que procuram um carro bonito, prático e bem equipado. Graças ao Media NAV, o Sandero também chama a atenção dos mais conectados que não abrem mão de tecnologia.
“O Novo Sandero é uma evolução em termos de design e inovação acessível de um produto que sempre foi reconhecido pelo maior espaço interno do segmento e pela sua robustez”, diz Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
O Novo Sandero traz para o segmento ar-condicionado automático e geração 1.2 do Media NAV (central multimídia que oferece GPS, sistema de som, Bluetooth e as funcionalidades Eco-Coaching e Eco-Scoring) e piloto automático (controlador e limitador de velocidade), entre outras tecnologias, que tornam mais agradável o dia a dia do motoristas e dos passageiros.
O Sandero 2015 foi construído sobre uma nova plataforma, ou seja, nova estrutura, novo sistema elétrico, novo sistema de freios, de direção e novas suspensões, além de novo design e reformulação total do interior. Ao mesmo tempo, o carro mantém inalteradas as características que o tornaram um dos modelos de maior sucesso no mercado brasileiro: o espaço interno inigualável e robustez, além de baixo custo de manutenção e garantia total de três anos.
“O Sandero é um produto desenvolvido para o mercado brasileiro e representa 40% das vendas da Renault. Com o Novo Sandero vamos dar continuidade a essa importante história de sucesso”, diz Gustavo Luis Schmidt, vice-presidente comercial da Renault do Brasil.
Um visual mais dinâmico e sofisticado caracteriza o Novo Sandero. As linhas do carro seguem a nova identidade de design global da marca, criada por Laurens van den Acker, vice-presidente sênior de Design do Grupo Renault.
A evolução do projeto se manifesta também no interior do carro, reforçada pela aplicação de materiais de alta qualidade e por componentes que aumentam ainda mais o conforto dos ocupantes. O amplo espaço interno – uma das qualidades mais celebradas do Sandero – se mantém como ponto forte do carro.
Outra novidade é o novo motor 1.0 16V Hi-Power, que estreou no Clio e é oferecido também no Novo Logan. Com 4 válvulas por cilindro e potência máxima de 80 cavalos (abastecido com álcool), ele oferece mais economia. Prova disso é que o Novo Sandero recebeu nota "A" no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que classifica os automóveis produzidos no País de acordo com a economia de consumo.
Design moderno:nova identidade
A nova identidade visual da marca foi instituída com base na noção do ciclo da vida, apresentada através de cinco carros-conceito: DeZir, Captur, Frendzy, R-Space e Twin’Z. Cada um deles representa uma etapa desse complexo ciclo: a fase da paixão, a descoberta do mundo, a formação da família, a relação com o trabalho, os momentos de lazer e a experiência que leva à sabedoria.
Partindo desses carros-conceito, a nova identidade visual definida pelos designers da Renault foi levada aos carros de série. Como ocorreu com o Novo Logan, o design do Novo Sandero foi desenvolvido com a participação do Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São Paulo, primeiro estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano.
Um dos destaques da nova identidade é o grande logo da Renault na parte central da grade frontal, com os frisos cromados que se estendem até os faróis. Na versão Dynamique, a grade inferior tem desenho esportivo tipo colmeia e molduras cromadas nos faróis de neblina, reforçando o design sofisticado do modelo. Lateralmente, a silhueta é marcada pela linha superior contínua que parte do capô, passa pelo para-brisa e segue até a traseira do carro, sem quebra de fluidez.
A aparência de cintura elevada gera uma forte percepção de robustez, acentuada pelas linhas e o imponente volume dos para-lamas (dianteiros e traseiros) com curvas bem definidas. As maçanetas externas são alinhadas à superfície das portas e a coluna B, possui um “stripping” na cor preta nas versões Expression e Dynamique, que criam uma percepção de superfície única na área envidraçada. A versão Dynamique reforça o seu visual mais sofisticado com luzes indicadoras de direção incorporadas aos retrovisores.
Da mesma forma, na traseira, a proporção entre a área envidraçada e as superfícies sólidas, juntamente com a linha de cintura alta, sinaliza para o grande espaço disponível internamente. O design exclusivo das lanternas traseiras e o volume saliente do para-choque contribuem para a impressão de força e robustez do modelo.
Espaço interno
O amplo espaço e conforto a bordo continuam sendo alguns dos pontos mais fortes na concepção do Sandero. Um novo design interno torna o carro ainda mais acolhedor e agradável para o motorista e os passageiros. Esta nova qualidade de vida a bordo é reforçada pelos novos materiais, acabamentos aperfeiçoados e novas cores e texturas, que elevaram a sensação de bem estar no interior.
Totalmente novo, o painel tem design mais moderno e agora é feito de material mais agradável ao tato. O volante de três raios, com empunhadura anatômica, traz a logomarca da Renault cromada no centro. Na versão Dynamique, ele vem com os comandos do piloto automático (limitador e controlador de velocidade).
O quadro de instrumentos tem iluminação branca com três mostradores redondos: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional. Ele permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem. O indicador de trocas de marchas auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente.
A posição correta para dirigir é facilmente encontrada, graças às novas regulagens contínuas dos bancos e do apoio para o pé esquerdo. Estes também são completamente novos, e na versão Dynamique, possuem a inédita tecnologia CCT (Cover Carving Technology), que o Novo Logan estreou mundialmente. Além de um desenho mais esportivo, contam com coberturas de espuma mais espessas, variando entre 5 e 20 milímetros.
O interior do Novo Sandero pode oferecer de 8 a 11 porta-objetos, conforme a versão. As laterais das portas dianteiras e traseiras dispõem de porta-mapas e porta-garrafas – na frente, é possível levar recipientes de até 1,5 litro. O grande porta-luvas tem capacidade de 5,7 litros. Latas de refrigerante e copos têm espaços específicos no console central, à frente da alavanca do câmbio, e atrás do freio de mão.
Uma novidade que aumenta a praticidade é o comando interno de abertura do porta-malas, que é o maior da categoria, com 320 litros de capacidade com o banco traseiro em posição normal. De série, o Novo Sandero permite rebater o banco traseiro e a capacidade do porta-malas se eleva até aos 1.196 litros.
Inovação acessível
A Renault investe continuamente em novas tecnologias para que elas estejam ao alcance de seus clientes de todos os segmentos. O ar-condicionado automático, por exemplo, é inédito no segmento. Para oferecer o máximo de conforto, o ajuste do ar-condicionado é feito por um computador, utilizando sensores que regulam a temperatura do fluxo através do circuito de climatização da cabine.
O Sandero 2015 conta, também, com o Media NAV 1.2. Com tela touchscreen de sete polegadas integrada ao painel, o Media Nav 1.2 dispõe das funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de GPS, Bluetooth, rádio e visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático.
Outros equipamentos oferecidos para o Novo Sandero incluem o piloto automático (limitador e controlador de velocidade). O limitador evita que o motorista, inadvertidamente, ultrapasse a velocidade máxima permitida na via. Mesmo que o acelerador continue pressionado, o carro não ultrapassa o limite programado pelo condutor. Em caso de emergência, porém, basta pisar no acelerador até o fundo para desativar o limitador e, por exemplo, completar com mais rapidez uma ultrapassagem.
O computador de bordo possui 6 funções: litros consumidos, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, distância percorrida e velocidade média.
Nova plataforma
O Novo Sandero compartilha com o Logan, uma plataforma completamente nova. Um dos destaques do novo modelo é o sistema elétrico, aperfeiçoado para receber o volume cada vez maior de equipamentos de conforto e assistência oferecidos no carro. Este sistema assegura total compatibilidade com estes novos equipamentos graças ao sistema de multiplexagem que o Sandero não possuía.
Mais segurança
O Novo Sandero conta com airbag de série para motorista e passageiro da frente em todas as versões. Também é de série o sistema ABS, de nona geração, com distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD). O sistema CAR, que trava automaticamente as portas do veículo quando este alcança 6 km/h, também contribui para a segurança.
Eficiência com economia
O Novo Sandero é oferecido com duas opções de motorização: 1.0 16 V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power, ambos conhecidos pelo bom desempenho e eficiência no consumo de combustível. Os dois motores são flexíveis, consumindo tanto gasolina como etanol, ou qualquer mistura de ambos.
Os motores do Novo Sandero são diretamente beneficiados pelo “know-how” adquirido pela Renault nas pistas da Fórmula 1. O novo 1.0 16 V Hi-Power se destaca pela economia: recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Inmetro, com a parceria do Conpet – programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, executado com apoio técnico e administrativo da Petrobras. Com quatro válvulas por cilindro, gera 80 cv utilizando álcool ou 77 cv quando abastecido apenas com gasolina. O torque máximo varia entre 10,2 kgfm (gasolina) a 10,5 kgfm (etanol), atingido a 4.250 rpm.
O motor 1.0 16V Hi-Power é oferecido para as versões Authentique e Expression. O consumo no ciclo urbano é de 8,1 km/l (álcool) e 11,9 km/l (gasolina) e, na estrada, 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (álcool).
A outra opção de motor é oferecida para as versões Expression e Dynamique. O 1.6 8V Hi-Power gera 106 cv quando abastecido com álcool e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com álcool e 14,5 kgfm com gasolina. Um fator importante é a disponibilidade de 85% do torque a partir de 1.500 rpm, garantindo a agilidade do carro, em especial no trânsito urbano, além de retomadas de velocidade mais rápidas, qualidade importante na estrada.
Quatro versões
O Sandero 2015 é oferecido em 4 versões: Authentique 1.0; Expression 1.0; Expression 1.6 e Dynamique 1.6.
Como explicar o novo sandero 2015 fazer quase 12 km/l na cidade e na pista cair para 9,2.
ResponderExcluirPelo o que eu sei o álcool queima mais rápido que a gasolina. E na estrada a performasse dele é superior com álcool. Todos os carros na estrada é mais econômico, devido a velocidade constante na maior parte do tempo e usarmos marchas leves. Obrigado.