A Toyota lança no mercado brasileiro o Novo Corolla, veículo mais vendido na história da indústria automobilística mundial. São mais de 40 milhões de unidades comercializadas nos cinco continentes, desde 1966, ano do lançamento de sua primeira geração.
O Novo Corolla chega para estabelecer um patamar inédito no segmento de
sedãs médios do Brasil, por reunir qualidade construtiva única, design elegante
e moderno, powertrain de última geração, que garante desempenho superior,
pacote de equipamentos de conveniência exclusivo, amplo espaço interno e
itens de segurança que excedem os parâmetros encontrados em veículos da
mesma categoria. Tudo isto reforçado pelo alto padrão Toyota de Qualidade,
Durabilidade e Confiabilidade.
Com o início das vendas programado para 14 de março, o Novo Corolla tem
como missão manter o posicionamento de liderança entre os sedãs médios no
mercado nacional, e surpreender os seus admiradores. Além disso, o modelo
reúne atributos que certamente atrairão novos clientes, mais jovens, que
buscam requinte e conforto, sem abrir mão de desempenho e tecnologia.
No Brasil, o Novo Corolla continuará a escrever sua trajetória de sucesso, que
tem origem no início dos anos 1990, quando o modelo chegou ao País por
meio de importações. Posteriormente, em 1998, o sedã passou a ser produzido
na planta da Toyota de Indaiatuba (SP), consolidando o ciclo vitorioso junto ao
público brasileiro. O Corolla liderou o seu segmento em sete dos últimos dez
anos.
São quatro as versões do Novo Corolla: GLi 1.8L com transmissão manual de
seis velocidades; GLi 1.8L com transmissão automática Multi-Drive, que simula
sete velocidades no modo Drive e no modo sequencial, por meio de trocas na
alavanca de transmissão; e XEi e Altis, ambos 2.0L e equipados com
transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades no modo
Drive e ainda oferece ao motorista trocas de marchas manuais no modo
sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas
localizadas atrás do volante.
A superioridade do Novo Corolla tem início em sua qualidade construtiva. A
começar pela carroceria, que está mais rígida em comparação com a geração
anterior, devido à utilização de aços de alta resistência à tensão e aos diversos
reforços estruturais implementados.
Também houve melhoria na relação de direção, que ficou 8% mais direta, bem
como o posicionamento do volante, reduzido em dois graus – para um ângulo
que privilegia esportividade e conforto.
A calibragem da suspensão (MacPherson no eixo dianteiro e com barra de
torção no eixo traseiro) do Novo Corolla foi totalmente realizada pela
engenharia da Toyota do Brasil, resultando em um balanço perfeito entre
conforto e esportividade.
Outra revolução diz respeito ao espaço interno. O modelo oferece 2,7 metros
de entre-eixos, 10 centímetros a mais do que a geração anterior. Também
foram adotados bancos dianteiros mais finos. O desenho do Novo Corolla
possibilitou, ainda, a realocação das caixas de rodas para as extremidades da
carroceria, proporcionando mais comodidade a todos os ocupantes. São 7,5
centímetros adicionais entre a base do banco traseiro e o encosto do banco
dianteiro.
O espaço para os joelhos dos passageiros que viajam na parte traseira do
veículo totaliza 70,6 centímetros, o que significa aumento de 8,5 cm em relação
ao Corolla anterior. Já o espaço para os pés, beneficiado pelo assoalho traseiro
de desenho totalmente plano, cresceu 9,2 centímetros.
Os bancos receberam espumas de revestimento mais densas e tiveram
aumentadas as abas laterais, acomodando de maneira mais ergonômica o
corpo dos ocupantes. Também houve melhora no ajuste de altura do banco,
deslocando-se verticalmente de 4,5 cm para 6 cm. Já o ajuste de profundidade
foi ampliado de 24 cm para 26 cm.
Para incrementar ainda mais o espaço para o motorista, o conjunto dos pedais
foi deslocado em 1 cm para frente.
Com relação às dimensões gerais, o Novo Corolla possui as seguintes
medidas:
4,62 metros de comprimento (+ 8 cm, comparado à geração anterior);
1,775 metro de largura (+ 15 cm, comparado à geração anterior);
1,475 metro de altura (- 0,5 cm, comparado à geração anterior).
O nível de ruído interno foi trabalhado para privilegiar o silêncio a bordo.
Mantas acústicas estão espalhadas por diversos pontos da carroceria, isolando
os passageiros. Também foi adotado um carpete com tratamento especial no
assoalho. A 100 km/h, o Novo Corolla gera 63.8 decibéis, contra 66.6 decibéis
registrados pela geração anterior.
3. DESIGN EXTERIOR
O design do Novo Corolla é baseado em dois conceitos: Keen Look e Under
Priority. O Keen Look reflete a nova identidade visual dos veículos Toyota e é
uma expressão inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes
de uma competição. Dianteira, traseira e lateral mesclam formas côncavas e
convexas, criando um desenho elegante e arrojado.
O Under Priority, por sua vez, tem como característica o posicionamento mais
baixo da grade frontal, garantindo melhor eficiência aerodinâmica e maior nível
de proteção aos pedestres, em caso de acidentes. Os dois conceitos juntos
fazem do Novo Corolla um carro de presença marcante.
Na dianteira, destaca-se o amplo conjunto de faróis que se une de forma
integrada aos para-lamas. O desenho do capô é elevado e possui vincos
acentuados no centro e nas laterais. A grade frontal é formada por três filetes
que invadem a lente de policarbonato dos faróis. Este efeito se torna ainda
mais interessante na versão topo de linha Altis, equipada com jogo de luzes
auxiliares em LED.
Na parte traseira, o Novo Corolla também segue a tendência mundial da Toyota.
As formas da carroceria e da tampa do porta-malas se unem às laterais e às
lanternas para criar um visual elegante. Além disso, os defletores de luz,
posicionados nas partes inferiores da carroceria, proporcionam a sensação de
um centro de gravidade mais baixo.
Com linhas projetadas em um sentido único, a lateral do Novo Corolla mescla
de forma mais enfática as formas côncavas e convexas expressadas pelo Keen
Look, complementando de forma harmônica seu design. Destaque para o estilo
arrojado dos retrovisores que integram luz de seta, para o desenho dos
puxadores das portas e das rodas de 16 polegadas, que são diferentes nas
versões XEi e GLi, em relação à linha Altis.
4. DESIGN INTERIOR
O interior do Novo Corolla foi projetado para unir conforto, sofisticação e
funcionalidade por meio de formas claras e ousadas.
Em todas as versões, o painel dianteiro foi desenvolvido em um tema horizontal,
ampliando a sensação de espaço aos ocupantes. As zonas de informação
(instrumentos) e operação (Áudio/Multimídia e controles do ar-condicionado)
estão posicionadas de forma intuitiva.
Desde a versão de entrada GLi, o acabamento interno é primoroso. Esta
versão tem interior predominante em tons escuros e painel com acabamento do
tipo Total Black. Os materiais dos revestimentos das portas e o tecido dos
bancos são de alta qualidade e transmitem toda a sofisticação do modelo.
A versão XEi traz banco, volante, painel das portas e manopla de câmbio com
revestimento padrão couro, na cor cinza. Agrega adorno em prata, que se
estende por todo o painel central e está presente no volante. Diferente da
versão de entrada GLi, na qual há presença de materiais de acabamento Total
Black, nesta, os mesmos detalhes são em padrão fibra de carbono.
A versão topo de linha Altis apresenta revestimento padrão couro, na cor bege,
e detalhes em padrão madeira escura no painel central, portas e na manopla
de câmbio.
As duas versões, XEi e Altis, também possuem detalhes cromados nos
puxadores das portas e nos difusores do ar-condicionado.
Dois tipos de painel de instrumentos estão disponíveis no Novo Corolla. Na
versão GLi, a zona de informação é composta por um grande círculo central
que indica a velocidade, ladeado por dois círculos menores, sendo o da
esquerda o conta-giros e o da direita o indicador de combustível e temperatura.
Um display de cristal líquido, localizado abaixo do mostrador de velocidade
reúne as informações do computador de bordo.
Na zona de operação do Novo Corolla GLi, os comandos do ar-condicionado
são manuais e há um moderno sistema de som, com conexão Bluetooth® e
entradas auxiliares tipo USB, para iPod® e similares.
Nas versões XEi e Altis, o painel de instrumentos mostra dois grandes círculos
em suas extremidades: o do lado esquerdo reúne o conta-giros e o termômetro
do motor, o direito engloba o velocímetro e o indicador de combustível. Ao
centro, está presente uma tela display ao estilo TFT (semelhante aos modelos
da Lexus), na qual são exibidas diversas informações sobre a condução, em
projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo simulada pela
transmissão Multi-Drive.
A zona de operação da XEi e Altis é equipada com uma grande tela de
Multimídia de 6.1 polegadas, que reúne todas as demais informações do carro,
incluindo os dados do computador de bordo. Nessas configurações, o controle
do ar-condicionado é digital.
Outro item que transmite sensação de exclusividade é a iluminação clear blue,
comum a todas as versões, para os indicadores de velocidade e rotação do
motor no painel de instrumentos, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado,
quando o farol está acionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme
a preferência do motorista.
5. LISTA DE EQUIPAMENTOS
A Toyota recheou o Novo Corolla com uma lista de itens de conforto e
conveniência ampla, desde a versão de entrada GLi, que vem equipada com
direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado com controle manual,
chave do tipo canivete, com comandos do alarme integrados, múltiplos portaobjetos
nas portas e no console central, computador de bordo com seis funções
(consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade
média, tempo de percorrido, controle de iluminação do painel e temperatura
externa), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade,
hodômetro e relógio digital, sistema de som com conectividade USB para
iPod® e similares e dispositivo Bluetooth®, farol de neblina, vidros e
O pacote do Novo Corolla XEi traz diferenças substanciais em relação à versão
de entrada. Neste modelo, o ar-condicionado é automático digital, o
computador de bordo exibe a velocidade instantânea em formato digital –
agregando mais uma funcionalidade ao equipamento –, e o acionamento dos
vidros elétricos por um toque está disponível nas quatro portas. Além disso, o
Novo Corolla XEi adiciona itens como bancos traseiros bipartidos (60/40), com
descanso de braço central e porta-copos, controle de velocidade de cruzeiro e
retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.
Também está disponível, a partir da versão XEi, um novo sistema Multimídia,
com tela de 6.1 polegadas, com todas as funções do áudio, dispositivo de
navegação, câmera de ré, conexões USB para iPod® e similares e dispositivo
Bluetooth®. O aparelho traz como novidade um sistema que reproduz DVD e
capta sinal de TV Digital.
A versão topo de linha Altis é ainda mais completa, acrescentando luzes
auxiliares em LED, sistema smart entry, sistema de partida sem chave tipo
Start Button, ajuste elétrico para o banco do motorista, retrovisores externos
eletrorretráteis e acendimento automático dos faróis, entre outros.
6. SEGURANÇA
O Novo Corolla vai se tornar referência também em equipamentos de
segurança. Além da carroceria com deformação programada e do desenho
frontal projetado para minimizar os danos a pedestres em caso de acidentes,
componentes de sua construção, o modelo traz, de série, cinco airbags nas
versões GLi e XEi (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e um de
joelho para o motorista), sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis
nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h,
cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força e freios ABS com
distribuição eletrônica de frenagem.
Além dos itens presentes nas versões de entrada e intermediária, o Novo
Corolla Altis agrega mais dois airbags, do tipo cortina, totalizando sete bolsas
de proteção.
7. MOTOR
O Novo Corolla conta com dois tipos de motorização:
- 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 139 cv a 6.000
rpm, quando abastecido com gasolina; e 144 cv, também a 6.000 giros, com
etanol. O torque máximo nesta configuração é de 17,7 kgfm (com gasolina) e
18,4 kgfm (com etanol), sempre a 4.200 rpm.
- 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 143 cv de potência
a 5.600 rpm, quando abastecido com gasolina, e 154 cv de potência a 5.800
giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 19,4 kgfm a 4.000
rotações (com gasolina) e 20,3 kgfm a 4.800 giros (com etanol). SEGUE ABAIXO OS VALORES :
Veja a tabela de preços do Novo Corolla:
1.8L GLi Manual – R$ 66.570,00,00
1.8L GLi Multi-Drive – R$ 69.990,00
2.0L XEi Multi-Drive S – R$ 79.990,00
2.0L Altis Multi Drive S – R$ 92.900,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário