A Ford inaugurou, dia 9, a fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex, para produzir uma família totalmente nova de propulsores com 3 cilindros e tecnologia avançada para o segmento de veículos compactos. Construída no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia, a nova fábrica está entre as mais modernas do mundo e é equipada para operar com padrão de qualidade global e alta produtividade.
A sua operação é totalmente conectada, conta com equipamentos de última geração e empregados qualificados com milhares de horas de treinamento. Ela absorveu parte dos investimentos de 400 milhões de reais destinados ao projeto do novo motor e gerou 300 empregos diretos.
“A Fábrica de Motores de Camaçari faz parte da mais rápida e mais ambiciosa expansão da manufatura global da Ford nos últimos 50 anos”, diz John Fleming, vice-presidente executivo de Manufatura Global e Relações Trabalhistas. “A Ford está realizando este ano a sua sequência mais agressiva de lançamento de produtos, com a introdução de 23 novos veículos globalmente. Essa fábrica de motores vai ajudar a apoiar a nossa estratégia de crescimento nas áreas de manufatura e produto.”
Capacidade Instalada
A nova unidade industrial da Ford está apta a produzir até 210.000 motores por ano. Ela segue os padrões mais avançados de sustentabilidade em todas as etapas de produção. “A fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex traz o estado da arte em produção de motores. Ela pode ser definida como uma fábrica completa, porque produz o bloco e o cabeçote usinados e faz a montagem final do motor em sua linha avançada e ergonômica”, diz Milton de Oliveira Gil, gerente de operações da unidade.
Robotização
Com 40 robôs e carregadores automáticos de peças, a linha opera com índice elevado de automação. Seus 34 centros de usinagem garantem ampla flexibilidade na produção dos componentes e são equipados com ferramentas de altíssimo desempenho. Além dessas centrais, a unidade apresenta 15 máquinas especiais para usinagem dos blocos e cabeçotes. A linha de montagem, de última geração, conta com estações projetadas para oferecer eficiência e ergonomia para os operadores.
Motor vai equipar o novo compacto global
O motor 1.0 Flex 3 cilindros que gera 85 cavalos de potência a 6.500 rpm e torque de 105 Nm a 4.500 rpm com etanol, e potência de 80 cv a 6.500 rpm e torque de 100 Nm a 4.500 rpm com gasolina, vai equipar o NOVO KA (compacto global a ser lançado ainda este ano no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário