O plano de crescimento do grupo Fiat Chrysler para os próximos 5 anos inclui não só um número expressivo de novos automóveis, como uma nova geração de motores. Conforme aponta o site norte-americano Left Lane, que ouviu fontes ligadas à empresa, uma inédita linha de propulsores de 4 cilindros está sendo desenvolvida e chegará ao mercado em breve. Detalhes ainda são pouco conhecidos, mas sabe-se que o grande objetivo do projeto é entregar o máximo de eficiência e economia de combustível.
A estratégia da Fiat Chrysler é seguir os passos adotados com o propulsor "V6 Pentastar", que substituiu uma série de 6 cilindros de famílias diferentes e, hoje, equipa boa parte dos veículos do grupo (modelos da Jeep, da Chrysler, da Dodge). Atualmente, a Fiat Chrysler diz que mantém em produção mais de 40 configurações diferentes de motores 4 cilindros ao redor do mundo e que isso tem se tornado extremamente dispendioso, tanto do ponto de vista da produção quanto da logística.
Os novos motores, ao contrário dos atuais, pertencerão a uma única família. Serão oferecidas diferentes opções de deslocamento (inclusive versões aspiradas e turbo), mas os componentes mecânicos básicos serão comuns a todos. A expectativa da empresa é adaptar os blocos a mercados específicos sem gerar grandes custos. Todos serão compatíveis com a nova transmissão automático de 9 marchas. A estreia está prevista para acontecer em 2016, junto com a nova geração do Dodge Dart.
FONTE: Car Place
Nenhum comentário:
Postar um comentário